Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

06/09/2021

Faculdades IDEAU: há 17 anos formando profissionais de excelência

A realização de grandes sonhos começa com uma boa escola. Imbuídos desse pensamento, a IDEAU tem caminhado para o centenário da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara, um espaço onde os princípios, valores e ética encontram-se consolidados ao longo desta trajetória de ensino e aprendizagem. O objetivo da Instituição é desenvolver estudantes protagonistas do agora e do amanhã, por meio de uma formação humana e de metodologias ativas de ensino. Os primeiros anos escolares têm importante papel na integração da criança com a sociedade, na construção da identidade pessoal e no processo de alfabetização. Nesse período é que edificam-se as bases educacionais, por isso a família e a escola precisam trabalhar em conjunto.

Com o passar dos níveis, é natural que o estudante crie independência e responsabilidade, sendo capaz de traçar seu legado escolar de forma mais autônoma e crítica, e assim, se tornar apto a fazer sua escolha profissional e inserir-se no mercado de trabalho. Neste marcante processo de transição, decidir por uma boa instituição é fundamental para se obter uma formação exitosa, com sólidas experiências para enfrentar os desafios e necessidades emergentes da sociedade. Sendo assim, há 17 anos a IDEAU tem contribuído com a educação superior de centenas de gaúchos, por meio do ensino técnico e superior, ofertando uma metodologia de ensino inovadora e que já tem apresentado excelentes resultados.

Um novo conceito na formação

Nesse modelo de ensino o estudante é o principal responsável pela sua aprendizagem, ou seja, ele é posto no centro do processo, sendo orientado por docentes que potencializam cada descoberta. Através do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP), apresentado diante de banca avaliadora ao final de cada semestre letivo, o estudante é desafiado a vivenciar na prática os conteúdos teóricos de cada nível, documentando em formato de artigo científico, e assim, desenvolvendo para além da prática profissional, a autonomia, o trabalho em equipe, a comunicação e a proatividade.

Essa metodologia foi implantada com base em estudos de autores da área da educação que demonstram em suas pesquisas que a prática e a vivência fazem com que o conteúdo teórico seja mais eficaz. Prova dessa afirmação está também na pesquisa de doutorado da pró-reitora Prof. Dânia Barro, onde faz um comparativo com estudantes que tiveram em sua trajetória acadêmica o PATP e estudantes que não tiveram, onde foi identificado uma diferença expressiva na aprendizagem. “Os acadêmicos que tiveram o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático apresentaram 48% melhor desenvolvido nas suas habilidades e competências para o mundo do trabalho, como a liderança, comunicação, resolução de conflitos e domínio da própria profissão”, explica Dânia.

Nesse sentido, a vivência da prática profissional relaciona-se também com a colocação no mercado de trabalho, uma vez que 84,2% dos egressos trabalham em suas áreas de formação, impactando, inclusive, na renda. “ 75,6% dos nossos alunos formados mudaram de trabalho, com aumento salarial, ou então, permaneceram no mesmo trabalho que estavam enquanto eram alunos, porém com remuneração maior”, afirma.

Missão de ensinar

A missão da IDEAU é colaborar com a produção e difusão do conhecimento, oportunizando, através da excelência no ensino, a profissionalização nas diversas áreas e a formação de cidadãos com postura crítica e humanista, para, assim, transformar vidas e histórias. Ao longo dessas quase duas décadas, a faculdade se desenvolveu e está presente em quatro municípios estratégicos em crescimento e expansão, sendo eles: Getúlio Vargas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Bagé, responsabilizando-se pela formação de mais de cinco mil profissionais. Hoje, são ofertados cerca de 26 cursos de graduação e mais de 30 cursos de pós-graduação, uma extensa lista que dá à Instituição a credibilidade e a responsabilidade em contribuir com o desenvolvimento profissional, cultural e econômico do estado.

O reitor, Prof. Flávio Carlos Barro, explica que desde a implantação da primeira unidade foi um momento desafiador, onde uma nova proposta de ensino estava sendo instalada na região, mas que aos poucos foi consolidando-se, e com a chegada da pandemia esse modelo foi potencializado. “O grande desafio que nós temos hoje é fazer com que os nossos alunos aprendam mais, com mais qualidade, tendo um tempo menor junto a Instituição. Esse não é apenas um desafio da IDEAU, mas da educação como um todo, e é por isso que nós apostamos em metodologias ativas de ensino. Outro desafio, também, é fazer com que a sociedade perceba que trabalhar a prática, de forma realmente efetiva, é o grande diferencial, e nós temos isso como missão”, pontua Barro.

Agora, ao comemorar 17 anos de história na educação superior, é momento de agradecer quem faz parte dessa trajetória, mas também de “projetar uma expansão, de uma forma que consigamos manter a qualidade que nós temos. É isso que nós pretendemos para os próximos anos”, finaliza o reitor.

 

Comentários