Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

30/06/2022
Graduação

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo apresentam projetos para autoridades municipais

Na noite da última quarta-feira (29), os acadêmicos do 7º nível do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), receberam no auditório da Instituição o prefeito em exercício de Getúlio Vargas, Dinarte Afonso Tagliari Farias; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein; o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone; a representante do COMTUR, Andreza Soccol; o reitor do UNIDEAU, Flávio Carlos Barro, e diretor de graduação, Gustavo Wentz.

Na oportunidade, foi apresentado às autoridades os nove projetos desenvolvidos pelos estudantes, nas disciplinas de Paisagismo II, Sistemas Estruturais III e Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático, que contemplam o paisagismo para a rua Albino Fernando Holzbach, uma nova cobertura para o Calçadão e a elaboração de sugestões de Coworking, todos no âmbito de Getúlio Vargas. As propostas foram elaboradas com o acompanhamento dos docentes Bruna Dal Agnol e Adilson Giglioli, e supervisionado pela coordenadora do curso, Suélen Regina Cominetti Baú.

Os projetos urbanísticos e arquitetônicos apresentaram propostas que podem ser implantadas no município, tornando-o mais atrativo e moderno, mas com o cuidado de não perder a identidade local.  Para melhor visualização, os projetos foram exibidos em slides, maquetes e vídeos, com explicações de detalhes dos conceitos criados pelos estudantes. “A experiência foi muito boa e gratificante, poder apresentar os projetos desenvolvidos no semestre para as autoridades e defender as ideias, trazendo assim novos horizontes e inspirações para os mesmos”, destacou o estudante Welington Douglas Lemos.

Segundo o professor, essa atividade é de extrema importância, pois coloca os estudantes em contato direto com as necessidades do município. “Durante o semestre buscamos desenvolver estudos que se aplicam à realidade local, nas mais diferentes áreas de atuação da arquitetura e do urbanismo, propondo soluções modernas, contemporâneas e inovadoras que visem a melhoria da qualidade de vida. Esse momento de integração entre a comunidade local e a acadêmica é uma oportunidade de troca, de evidenciar o papel social de arquitetos e urbanistas ao pensar a cidade, bem como, a comunidade ver o potencial do seu município, e como é possível aplicar projetos inovadores no âmbito local”, explicou Adilson.

A coordenadora, por sua vez, destacou a metodologia implantada pela Instituição, onde o aluno é desafiado a viver a prática da profissão desde o primeiro semestre da graduação, colocando-se como protagonista no processo de aprendizagem. “Ficamos impressionados ao sermos questionados ‘tudo isso em um semestre? ’, nossos alunos são preparados para a vida profissional, e através do projeto de aperfeiçoamento teórico-prático acabam “rendendo” muito mais em termos de aplicação prática, com isso conseguem aplicar em situações reais tudo que é visto em cada disciplina”, finalizou Suélen.

 

 

 

 

Comentários