Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

15/08/2025
Escola Básica

Projeto TRANSFORMA SER: A iniciativa da Escola IDEAU – Santa Clara que coloca o cuidado com o educador como prioridade

Em um movimento que reforça a importância do cuidado emocional de seus educadores, a Escola IDEAU – Santa Clara, desenvolve o projeto “TRANSFORMA SER”. A iniciativa, que promove encontros mensais, busca oferecer um espaço de acolhimento  e de desenvolvimento pessoal para a sua equipe de professores. 

Planejados para ocorrer em diferentes ambientes a cada mês, os encontros têm como objetivo criar um espaço seguro onde os educadores possam refletir sobre si mesmos e abordar dilemas emocionais com sensibilidade e autenticidade. As mediadoras, e atuais coordenadoras pedagógicas da escola, Gilvana F. Comarella e Beatriz Menegaz destacam a potência dessa ponte entre o educador e seu mundo interior. Elas reforçam que a saúde emocional dos docentes é um tema essencial a ser estudado e olhado atentamente pela gestão escolar.

Essa iniciativa serve como um importante lembrete da necessidade de olhar para o educador em sua integralidade com suas próprias necessidades emocionais e anseios de desenvolvimento. O projeto se destaca como um exemplo prático de como a saúde mental dos docentes merece um cuidado especial pela gestão escolar. 

Confira alguns registros do último encontro:

 

 

Comentários