Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

29/09/2022
Graduação

Escritório Escola de Arquitetura e Engenharias oferece atendimento gratuito à comunidade

Liderança, capacidade de resolução de problemas e inteligência emocional alinhado às competências profissionais, são algumas das habilidades indispensáveis para quem deseja conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. Desta forma, o Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) trabalha com uma metodologia própria de ensino, onde o acadêmico é protagonista do seu aprendizado, através da resolução de problemas reais do dia a dia e do contato com outros profissionais.

Buscando contribuir com o aprendizado dos estudantes e fomentar o senso comunitário, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias (Mecânica, Civil, Produção e Elétrica), proporcionam a vivência prática através de atividades realizadas no Escritório Escola. O projeto atende o público na área de construção civil, paisagismo, urbanismo, atenção a patologias, reformas, design de interiores, entre outros.

Segundo a coordenadora dos cursos, Ma. Suélen Regina Cominetti Baú, há uma gama de possibilidades de mercado para engenheiros e arquitetos, sendo assim, é necessário que os discentes desenvolvam maior senso de responsabilidade social e profissional durante a graduação. “A iniciativa visa criar um contato entre alunos e possíveis clientes, a fim de conhecer as reais necessidades do indivíduo, além de ofertar serviços à comunidade de forma gratuita”, destaca a professora.

O primeiro projeto arquitetônico realizado pelo Escritório Escola contemplou a elaboração de uma cabana de campo, com previsão de ampliação, para o cliente Alaércio de Paris. Segundo ele, o atendimento, mesmo sendo conduzido por estudantes, foi de muito profissionalismo, assim como o levantamento dos requisitos desejados e o desenvolvimento do projeto. “Gostei em especial dos detalhes de planejamento e distribuição dos ambientes, que ficaram espaçosos, funcionais e mantiveram a harmonia com a rusticidade da natureza e do local onde pretendo construir o chalé”, destacou Alércio. Ainda contemplando projetos em área rural, para Ivonei Fabiano Grolli foi arquitetado um meliponário vertical. “Um serviço profissional, detalhado e criativo, sem custo e com uma atenção e atendimento diferenciado”, apontou Ivonei.

Alguns projetos institucionais também já foram realizados, como é o caso da Capela São Francisco, inaugurada para o centenário da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara, e a análise acústica da Clínica Escola de Psicologia (CEPsi). “O escritório escola de arquitetura contribui para melhorias arquitetônicas e de conforto ambiental capazes de proporcionar maior qualidade de vida, bem como dos serviços prestados pela clínica escola de psicologia do UNIDEAU”, comentou a coordenadora do curso de Psicologia Mayara Quevedo Ribeiro.

Como solicitar o serviço

Interessados em realizar projetos residenciais/comerciais ou receber assessoria, devem encaminhar e-mail para o endereço eletrônico arquitetura.gv@ideau.com.br ou engenharias@ideau.com.br, com nome completo, contato e breve descrição da demanda. Após o recebimento, será realizada a verificação, sendo que, caso o projeto não seja condizente com os serviços oferecidos, os alunos entrarão em contato para explicar os motivos pelos quais não será possível realizar a solicitação. Em caso positivo, será feito contato com o cliente para entrevista inicial e determinação do tempo estimado para a realização da atividade.

Com auxílio da coordenação e professores, o projeto solicitado será desenvolvido levando em consideração questões ambientais, normativas vigentes, planos diretores, necessidades do cliente e custos agregados. Após o projeto elaborado, os alunos se reunirão para conferência final do projeto e apresentação.

Comentários