Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

14/04/2023
Educação Básica

Estudantes resgatam o uso da bússola como instrumento de orientação espacial

Os estudantes do 6° ano da Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara estão estudando sobre localização e orientação espacial na disciplina de geografia, ministrada pela professora Aline Nadal. Na última semana, foram desafiados a aplicar os conhecimentos na prática, através do manuseio da bússola.

A turma foi até o pátio da escola, onde realizaram atividades de orientação em pequenos grupos, observando e localizando os pontos de referência em relação aos pontos cardeais presentes na bússola. Após, desenharam em uma folha de papel a rosa dos ventos e registram os espaços identificados, como por exemplo, ao Norte (hospital), ao Sul (campo de futebol), ao leste (árvore) e ao oeste (escola).

A ação teve como objetivo possibilitar o acesso dos alunos a outras formas de localização no espaço, além das formas tradicionais utilizadas no dia a dia. Ainda segundo a professora, a proposta foi apresentar o conteúdo visto em sala de aula de forma mais dinâmica, resgatando o uso da bússola, instrumento que por muito tempo foi utilizado como principal recurso de orientação geográfica. “A bússola é um instrumento que utiliza um mostrador que registra os pontos cardeais e uma agulha magnética fixada no centro, como em um relógio. O magnetismo faz com que a ponta da agulha, com esta posta horizontalmente, esteja sempre voltada para o norte, pois nele está o polo magnético do planeta. Assim, há como localizar todos os pontos cardeais e obter orientação em qualquer situação”, explicou Aline.

Comentários