Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

08/07/2022
Escola Básica

Iniciação Científica Júnior desperta a curiosidade pela pesquisa

Com muita criatividade e imaginação solta, aconteceu a Iniciação Científica Júnior 2022, da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara. O evento foi dividido por nível, sendo que na quarta-feira (06), as exposições ficaram a cargo do Ensino Fundamental- Anos Finais e Ensino Médio, e na quinta-feira (07), Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Ao longo dos dois dias, cerca de 33 trabalhos foram expostos para a comunidade escolar e externa, sendo prestigiados por mais de 1.500 visitantes.

Da valorização da cultura à neurociência, dos jogos tradicionais ao desenvolvimento de aplicativo, do cuidado com o meio ambiente a releitura de clássicos da literatura. Dentro dessas temáticas, os estudantes se organizaram em grupos, escolheram uma linha de pesquisa, desenvolveram um projeto e, agora, na Mostra apresentaram os resultados. A iniciativa buscou incentivar a inovação, a criatividade e a divulgação científica, proporcionando o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento.

Os projetos desenvolvidos ao longo deste ano mostraram preocupações e curiosidades dos próprios alunos. “Há um grupo de estudantes que têm interesse em resolver um problema ou de trabalhar uma determinada situação, e, com base nisso, se utilizam de todos os conhecimentos necessários, assim como instrumentos e recursos, entre eles entrevistas, artigos, pesquisas, trabalho a campo e outros. Todos são trabalhos amplos e totalmente interdisciplinares”, destacou o diretor da Escola, Ivonei Fabiano Grolli.

Entre os trabalhos apresentados está o do Arthur Zorzetto, Bernardo Gozinski, Gabriel Pinotti, Heitor Zancanaro, João Augusto, João Francisco e Rafael Lamb, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. O grupo buscou resgatar o tradicionalismo dentro do ambiente escolar, através de um estudo sobre a cultura gaúcha. “ O nosso grupo trabalhou fazendo pesquisas de campo, revisando arquivos históricos e entrevistando profissionais que trabalham na organização do evento, com o objetivo de preservar a nossa tradição que é muito rica”, explicaram.

Já os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, João Pedro Pradella Bamberg, Hector Lohmann da Rosa, Anthony Dlugokenski, Lucas Luchini e Laura Barichello Soligo desenvolveram o aplicativo Effort Coin, em tradução livre “moeda do esforço”, que busca incentivar a prática de exercícios físicos, contabilizando os passos e transformando-os em pontos que podem ser convertidos em descontos dentro da Escola. “Depois de várias pesquisas realizadas com alunos da IDEAU, concluímos que as pessoas, normalmente, fazem exercícios físicos quando são recompensadas por algo, por isso desenvolvemos esse aplicativo, incentivando uma vida mais saudável”, explicou Laura. “Muitas pessoas não praticam esportes porque estão presas na tecnologia, e quando se funde essas duas coisas, você tem em mãos algo muito mais apreciável, gerando uma recompensa e, consequentemente, tendo uma motivação a mais”, complementou o colega João Pedro.

 

    

 

 

Comentários