Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

23/03/2023
Agronomia

Dia de Campo das Faculdades IDEAU aproxima academia e mercado

No último sábado, 18, as Faculdades IDEAU, unidade de Getúlio Vargas e Passo Fundo, por meio do curso de Agronomia, realizaram a 17ª edição do Dia de Campo. O evento contou com a presença de acadêmicos, professores, produtores e 20 empresas parceiras, que apresentaram e demonstraram na prática os resultados dos seus produtos na lavoura, bem como as novas tecnologias disponíveis no mercado.

As estações abordaram sobre as culturas da época, soja e milho, expondo os experimentos desenvolvidos pelos estudantes, os quais utilizaram-se de diferentes cultivares e coberturas, controle de plantas daninhas, entre outros. A atividade, além de incentivar os acadêmicos a organizar eventos, também busca levar conhecimento sobre os desafios emergentes na área da agricultura. “Temos como desafio mudanças climáticas, novas pragas e doenças, técnicas de cultivo mais sustentáveis e a necessidade de aumentar a produtividade sem comprometer a saúde do solo e a qualidade dos alimentos produzidos. Aqui, os acadêmicos podem aprender como esses problemas estão sendo enfrentados e quais são as soluções mais eficazes para cada um deles”, destacou a coordenadora de Agronomia, unidade de Passo Fundo, professora Dr. Katia Trevizan.

A incorporação de novas tecnologias também é uma realidade crescente no campo, surgindo a cada dia soluções inovadoras. Com o objetivo de expandir o conhecimento sobre essa área e ampliar a relação com o mercado, o Dia de Campo também contou com exposição de maquinários e tecnologias agrícolas. Através de voo demonstrativo, foi apresentado a aplicação de defensivos com o uso de avião pela empresa Aerodinâmica, e também com o uso de drone, apresentado pela empresa Kesoja. “Além do manejo e novas cultivares, buscamos trazer, também, tecnologias que auxiliam o produtor rural. Essas experiências possibilitam a vivência com as mais variadas tecnologias existentes na agricultura, fato que enriquece ainda mais a formação e conhecimento técnico dos nossos alunos, munindo-os de ferramentas que auxiliam a produzir ainda mais”, explicou o coordenador de Agronomia, unidade de Getúlio Vargas, professor Dr. Maurício Albertoni Scariot.

Conhecimento aplicado à prática

As empresas do setor agrícola são parceiras de longa data na realização do Dia de Campo, algumas, inclusive, participam há várias edições, aproveitando o momento para expor novas tecnologias e sanar dúvidas dos produtores.

Para André Civa, representante da empresa Razera, a aproximação com os estudantes é sempre bastante significativa, uma vez que conseguem mostrar os produtos disponíveis e os benefícios apresentados por eles. “Há vários anos temos uma parceira nas aulas práticas, na parte de mecanização, e também no Dia de Campo. Aqui conseguimos mostrar aos alunos e produtores porque a Agronomia está ligada a máquinas, através da agricultura de precisão. Hoje, por exemplo, apresentamos o trator 1050 VARIO, o maior trator do mundo, líder em tecnologia”, pontuou.

Já André Barbacavi, egresso do curso de Agronomia e promotor de vendas da KWS Sementes, destacou que é sempre um prazer retornar para a Instituição onde se formou. “Hoje, após formado, retorno ao Dia de Campo representando a KWS, para falar sobre a nossa atuação na região, nossos materiais e, claro, trazer soluções técnicas para o evento”, finalizou.

Contato com a comunidade

Além da difusão do conhecimento e a apresentação de novas tecnologias, o evento também busca aproximar a Faculdade da comunidade, através da entrada solidária. Assim como em edições anteriores, a ação consiste na doação de um quilo de alimento não perecível como acesso. Nesta edição, a iniciativa arrecadou cerca de 100 quilos de alimentos que foram entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Lar dos Idosos, de Getúlio Vargas.

 

Comentários