Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

14/03/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre patologia de sementes

Na última quarta-feira, 08, os acadêmicos do quinto semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma aula prática sobre patologia de sementes no Laboratório de Microscopia. A atividade faz parte da disciplina de Fitossanidade, ministrada pela professora Dra. Michele Renata Revers Meneguzzo.

As sementes são veículos de transmissão de uma série de patógenos que influenciam no desenvolvimento inicial e a longo prazo das lavouras, sendo de suma importância a correta identificação dos agentes infecciosos, para assim, realizar o manejo adequado. Partindo desse princípio, durante as aulas teóricas, os estudantes aprendem sobre os grandes grupos de classificação de doenças, dentre eles, o grupo que causa a destruição de órgãos de armazenamento, compreendendo diversos tipos de podridões que ocorrem em frutos, sementes e órgãos de reservas.

Já na parte prática, realizaram a instalação e avaliação do teste de patologia, podendo identificar os principais patógenos presentes em sementes de trigo e soja, assim como a comparação entre sementes com e sem tratamento. Desse modo, os estudantes puderam desenvolver a teoria através do conhecimento prático, a fim de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.

Segundo a professora, compreender as diferentes patologias é indispensável para a tomada de decisão quanto ao manejo das áreas agrícolas. “Hoje aproximadamente 90% das culturas utilizadas para alimentação são propagadas via sementes. Diante disso, é de grande relevância os alunos identificarem os principais organismos causadores de doenças transmitidas pelas sementes e a importância do tratamento das mesmas na implantação das culturas”, explicou Michele.

Comentários