Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

27/03/2023
Educação Básica

Estudantes desenvolvem jogos que permitem aprender História de forma descontraída

Já pensou aprender História através de jogos? Os estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara, na disciplina de História, desenvolveram jogos interativos para aprender de um modo criativo, e ao mesmo tempo descontraído, sobre a Primeira Guerra Mundial, o Período Entreguerras e a Segunda Guerra Mundial.

Divididos em grupos, a criatividade de cada equipe levou a criação de jogos de tabuleiro, cartas e até mesmo modelos inspirados no Perguntados e RPG. A proposta, além de apresentar uma estratégia pedagógica sobre o conteúdo, busca levar conhecimento para todos os níveis de ensino. A primeira turma a participar do processo de jogatina foi o primeiro ano do ensino médio, onde os autores dos jogos foram os assessores e os estudantes convidados aprenderam brincando. Ao longo das próximas semanas a ideia é que as demais turmas passem pelo processo.

Segundo o professor da matéria, Me. Gean Zimermann da Silva, o caráter lúdico e divertido do jogo é algo que tem muito potencial como metodologia de ensino. “Foi muito bom ver os estudantes engajados e envolvidos no processo e na construção dos jogos. A criatividade na elaboração dos mesmos potencializou de maneira interativa o estudo do conteúdo”, pontou.

 

 

 

Comentários