Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

11/08/2021

Dia do Advogado: uma data para (re) lembrar a importância da profissão

Foto: Arquivo

Hoje, 11 de agosto, é celebrado o Dia do Advogado, em referência à criação das duas primeiras Faculdade de Direito no Brasil. No dia 11 de agosto de 1827, o então Imperador Dom Pedro I, criou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e a Faculdade de Direito de Olinda (PE) preocupado com falta de profissionais capacitados no Brasil, o que poderia tornar a Constituição Federal um texto inócuo.

Sendo uma das profissões mais antigas do país, o direito tem passado por intensas mudanças, tanto no que tange a rotina de trabalho, quanto o novo quadro da advocacia brasileira. A pandemia da Covid-19, que tanto afetou diversos setores da sociedade, demandou dos responsáveis pela justiça a importante missão de zelar pelo bem-estar e saúde coletiva, assumindo um papel ímpar em todo esse processo. “O período de pandemia, aliado à crise econômica, fez aumentar significativamente a quantidade de trabalho para os advogados”, comenta o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário IDEAU, Me. Gustavo Wentz.

Através de uma advocacia atenta e justa, busca-se garantir o bom funcionamento social e da democracia, a fim de garantir a aplicação das leis. “ A própria Constituição Federal, Lei Maior da República Federativa do Brasil, reconhece a profissão do Advogado como indispensável à administração da justiça, revelando a sua essencialidade e importância para a nossa nação. Que a figura e a obra de São Ivo, Patrono dos Advogados, possa estar sempre presente em nossas mentes e orientando as nossas batalhas”, enfatiza Wentz.

Para estar apto a lidar com as constantes transformações exigidas pelo mercado de trabalho de forma inovadora e criativa, com sólidas bases acadêmicas e práticas, uma boa formação é de suma importância. Dessa forma, o curso de Direito da Instituição se prepara para formar a primeira turma de bacharéis em direito, cuja “matriz curricular é orientada para a formação profissional, humana e cidadã dos seus alunos. O curso adota metodologias ativas de ensino, preocupadas com o desenvolvimento de todas as competências e habilidades necessárias para o exercício profissional”, finaliza o coordenador.

Um novo cenário na advocacia

Segundo o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o número de mulheres advogadas ultrapassou o número de advogados homens pela primeira vez na história brasileira, o que representa um avanço na democracia e na advocacia. Esse cenário se repete dentro do curso de Direito da UNIDEAU, onde 69% dos acadêmicos e 80% do corpo docente é formado pelo público feminino. “ Não se pode negar que, em alguns lugares, a mulher ainda luta muito para conquistar o seu espaço, mas, na Advocacia, podemos perceber um aumento significativo da sua participação e do respeito a Elas”, declara Gustavo.

Curso de Direito à disposição da comunidade

O curso dispõe do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que oferta a todos aqueles que não tem condições financeiras de arcar com os honorários de um advogado e com as custas de um processo, o atendimento gratuito voltado para as demandas judiciais, e também todo e qualquer auxílio jurídico que a população necessite, desde orientações sobre direitos e deveres, confecção de contratos e outros documentos e, sempre que necessário, o ajuizamento ou defesa em ações judiciais.

O serviço está disponível para Getúlio Vargas e região, de segunda a sexta-feira, das 19h30min às 22h, no campus II da UNIDEAU.

Comentários