Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

20/10/2021
Graduação

UNIDEAU lança livro das experiências do PIBID 2018-2020

Na última quinta-feira (14) os cursos de licenciatura do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) realizaram o lançamento do livro “Da relação com a prática: onde as teorias encontram sentido”, organizado pelos professores Adriel Paulo Scolari, Dânia Barro e Emanuelly Casal Bortoluzzi. A obra relata as experiências dos acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia e dos professores supervisores durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2018 e 2020.

Durante o lançamento, as secretarias de educação, Sandra Betiatto e Marcele Anversa Lida, dos municípios de Getúlio Vargas e Estação, respectivamente, ressaltaram a importância do programa para os futuros profissionais da educação conhecerem a realidade das escolas. Também, parabenizaram a Instituição pela organização e promoção do livro, que se torna um registro histórico e uma memória física dessas experiências.

O coordenador das licenciaturas e também organizador do livro, Adriel Scolari, destacou a importância da obra para os acadêmicos, uma vez que esses foram responsáveis pela escrita de cada capítulo, incentivando, assim, à docência e a pesquisa. “Para nós, enquanto professores e organizadores do livro, a maior alegria é ver a satisfação dos alunos ao terem seus exemplares em mãos, na distribuição de autógrafos. Isso é muito importante para eles na construção do seu eu professor-pesquisador, pois é disso que a educação precisa, de professores que ao mesmo tempo que estão na prática também façam pesquisa, que unam a teoria com a prática, somente dessa maneira que uma educação de qualidade será conquistada”, explica Scolari.

Durante a noite também aconteceram apresentações musicais com a professora Ana Paula Pinheiro e seu filho Felipe, e apresentação de uma peça de teatro, organizada pela turma do IV semestre do curso de Pedagogia para celebrar o dia do professor, comemorado em 15 de outubro.

Sobre o PIBID e o Programa de Residência Pedagógica

O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O Programa de Residência Pedagógica, por sua vez, é mais uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.

Neste momento, tanto o PIBID quanto o Residência Pedagógica, estão em andamento na UNIDEAU para os anos de 2020-2022.

 

 

Comentários