Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

18/08/2021

Curso de Medicina Veterinária imuniza mais de 140 animais contra a raiva em Getúlio Vargas

O Centro Universitário IDEAU, através do Hospital Veterinário São Francisco e do Curso de Medicina Veterinária, realizou mais uma ação de vacinação antirrábica em cães e gatos, no Calçadão de Getúlio Vargas. A atividade foi realizada no último sábado, 14 de agosto, das 08h30 às 15h, e vacinou mais de 140 animais.

Durante a atividade, os acadêmicos do sexto nível do curso, na disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais, acompanhados dos professores, realizaram o processo de avaliação e aplicação da vacina. “A raiva não tem mais tantos casos como se tinha antigamente, justamente por causa das campanhas de vacinação que vem sendo realizadas anualmente a nível nacional, e dentro do curso nós queremos reforçar a conscientização da população”, comenta a professora do curso de Medicina Veterinária, Géssica Luiza Scariot.

Para a estudante Bianca Pires de Lima Laimer essa ação serve para reforçar o vínculo institucional com a comunidade e fortalecer o aprendizado de forma prática. “O curso da UNIDEAU nos proporciona muito aprendizado, porque desde o primeiro semestre conciliamos teoria e prática. Essas campanhas que realizamos são muito boas, além de ajudar a comunidade, ainda aprendemos que cada animal é único, e nós precisamos saber lidar com todos os tipos”, relata.

A campanha continua ao longo de todo o mês de agosto, com aplicação no Hospital Veterinário São Francisco, mediante agendamento pelo número 3341-6648.

 O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. A incubação está relacionada à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado.

Comentários