Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

04/04/2022
Pós-Graduação

Aula inaugural da Especialização em Intervenções Sistêmicas apresenta campos de atuação em que a abordagem sistêmica pode ser inserida

Na última semana, o Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) realizou uma aula inaugural da Especialização em “Intervenções Sistêmicas: Psicoterapia, Mediação e Prevenção”, ministrada pela coordenadora da pós-graduação e professora, Mayara Quevedo Ribeiro. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube, e encontra-se disponível no canal do Curso de Psicologia.

Para introduzir os aspectos que serão abordados ao longo da formação, Ribeiro apresentou a sua dissertação de mestrado, a qual aborda a aplicação da intervenção preventiva nos relacionamentos conjugais. Esta é uma das possibilidades de atuação conforme a abordagem sistêmica. Entretanto, a formação abre campo em áreas diversas, além da Psicologia, sendo elas:

1) Administração e Contabilidade, auxiliando casais e famílias no manejo financeiro;

2) Advocacia, auxiliando casais e famílias em situações de litígio, alienação parental e mediação de conflitos;

3) Enfermagem, Medicina, Odontologia, Técnico em Enfermagem, Fisioterapia e Assistência Social, auxiliando os profissionais de saúde a oferecerem um atendimento em rede, integrado, sistêmico e multiprofissional a casais e famílias multiestressadas atendidas pelo SUS;

4) Técnico em Gestão de Pessoas, Administradores e Psicólogos Organizacionais, auxiliando as organizações a manejarem conflitos e realizar a gestão sistêmica do negócio, considerando os múltiplos fatores e sistemas envolvidos na organização;

5) Psicólogos Clínicos, auxiliando famílias e casais na clínica privada, bem como por meio de grupoterapias e estratégias preventivas e psicoeducativas.

A especialização está sendo ofertada na metodologia de ensino híbrido, onde os estudantes têm acesso a teoria em casa, por meio de leituras e atividades de aprendizagem, e comparecem à Instituição para aplicar essa teoria na prática, garantindo uma formação adequada às demandas do mercado de trabalho.

As aulas estão previstas para iniciarem no dia 23 de abril, com encontros quinzenais, aos sábados, das 08h às 12h. Interessados podem se inscrever através do site ideau.com.br.

Comentários