Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

20/08/2022
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre pH do solo

Na última segunda-feira (15), os acadêmicos do segundo nível do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma aula prática sobre pH do solo, com o objetivo de aprender sobre acidez e alcalinidade, sob orientação da professora Ma. Elisandra Andréia Urio.

Para a aplicação do conhecimento teórico na prática, os estudantes ficaram encarregados de coletar solos em locais distintos e trazerem para a aula. Como muitos residem em municípios diversos, aproveitou-se a oportunidade para comparar os resultados em diferentes localizações geográficas, bem como em distintos pontos dentro de uma mesma propriedade. Também, foram coletadas amostras de solo da horta do Hospital São Roque, de Getúlio Vargas, onde são realizados os projetos de aperfeiçoamento teórico-prático (PATP).

No laboratório, as amostras foram identificadas, secadas, pesadas e conduzidas para o procedimento de medida do pH em água e SMP, com o auxílio do equipamento peagâmetro. Após obter os resultados, foi realizado o compartilhamento dos dados e discutida a condição de acidez e basicidade dos solos em questão, a fim de identificar se há ou não necessidade de correção.

De acordo com a professora, é fundamental que haja uma mescla entre aulas teóricas e práticas, a fim de melhorar o aprendizado dos alunos. “Como oferecemos a modalidade de ensino híbrido, os estudantes já haviam realizado uma leitura prévia e o desenvolvimento de atividades de forma assíncrona. Na aula, a teoria foi retomada e posa em prática através da mensuração do pH de solos, assunto muito pertinente para estudantes de Agronomia”, explicou Elisandra.

   

Comentários