Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

04/03/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre determinação da granulometria dos solos

Na última quarta-feira, 1º de março, os acadêmicos do terceiro semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), na disciplina de Ciências do Solo, realizaram uma aula prática sobre determinação da granulometria do solo. A atividade foi realizada no Laboratório de Solos São Francisco, sob orientação do professor Dr. César Tiago Forte.

No decorrer da aula, os estudantes puderam observar as diferentes classes texturais do solo, a partir da demonstração das etapas de determinação e leitura das amostras, bem como a validação dos resultados. Desse modo, puderam experimentar na prática as frações granulométricas de amostras de solo, com o objetivo de compreenderem as características intrínsecas, as quais permitem tomar algumas decisões de manejo, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras.

“A produção de alimentos de forma mais sustentável é um desafio para o setor agrícola, assim o conhecimento de práticas que envolvam o uso e preservação de nossos solos é fundamental”, destacou o professor. Ainda, os futuros engenheiros agrônomos conheceram a infraestrutura do Laboratório de Solos, alguns equipamentos para auxiliar nas análises e a dinâmica operacional de prestação de serviços para produtores e empresas agrícolas.

 

Comentários