Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

12/04/2022
Graduação

5ª edição do Horti Agro beneficiará cinco entidades do município

A 5ª edição do Horti Agro, desenvolvida pelos acadêmicos do VII semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), aconteceu no último sábado, dia 09. O evento, que é realizado na horta do Hospital São Roque, de Getúlio Vargas, reuniu estudantes, professores e comunidade para um momento de troca de saberes, através de atividades que alinham a teoria e a prática, além da ação solidária.

Os estudantes desenvolveram no decorrer do semestre o projeto, no qual são responsáveis por cultivar e conduzir as espécies trabalhadas por cada grupo. Nesta edição, as culturas de hortaliças implantadas foram: repolho, alface, couve-flor, chicória e abobrinha italiana. Após a implantação, um dos principais problemas relatados foi a infestação de pragas, a qual exigiu uma dedicação maior no manejo das olerícolas. “As práticas realizadas dentro dos PATPs devem ser além das previstas no projeto, contemplando as competências de todas as disciplinas do semestre. A grande ocorrência de determinadas pragas durante o início do cultivo, proporcionou diversas situações de manejo aos alunos. Então, através das práticas realizadas na disciplina de Manejo e Controle de Pragas e Doenças, eles puderam fazer o controle, como por exemplo, realizando a colocação de diferentes tipos de armadilhas para insetos nos canteiros”, explicou o coordenador do curso, professor Maurício Albertoni Scariot.

Para os estudantes, essa foi uma atividade que, além de ensinar sobre o cultivo, também os prepara como futuros profissionais. “Os alunos adquirem a experiência de explicar como são determinados produtos, as doses recomendadas e, claro, sobre as culturas. Mas também, se preparar para falar em público, pois isso é muito importante, e aqui temos essa experiência”, ressaltou o acadêmico Josemar Antonio Artuso.

Ação beneficente

O Horti Agro, além de ser uma atividade multidisciplinar, também tem um cunho social. As espécies cultivadas na horta, quando estiverem no ponto de colheita, serão doadas para cinco entidades do município de Getúlio Vargas, sendo elas: Hospital São Roque, Lar da Menina, Lar dos Idosos, APAE e Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik.

O Lar da Menina, por exemplo, atende hoje cerca de 200 crianças, e para dar conta das três refeições que são realizadas na Instituição, depende de muito alimento, inclusive de hortaliças para compor a tabela nutricional. “Uma alimentação saudável é fundamental para as crianças, e nós como professores, estamos tentando passar esse recado no dia a dia dos nossos alunos. Assim que recebermos essas hortaliças, vamos introduzir no nosso cardápio, através da indicação da nossa nutricionista”, explicou o professor da Instituição, Orlei Bernardo dos Santos.

Já a APAE do município atende cerca de 141 alunos, e através do evento, além de ser beneficiada com as doações, também receberá ajuda do curso de Agronomia para o cultivo da própria horta. “Para muitos, a refeição que oferecemos é a alimentação do dia. Por isso, tudo o que ganhamos de doação da comunidade é muito bem-vindo, recebemos com muito carinho. Como não temos renda fixa, precisamos buscar nas comunidades os recursos para manter todas as necessidades da entidade”, afirmou o presidente da APAE, Vlademir Dallastra.

 

  

Comentários