Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

25/10/2021
Escola Básica

Palestra aborda importância da doação de órgãos

Na manhã da última quinta-feira (21), os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Básica IDEAU- Santa Clara participaram do evento “Relatos de Experiência em alusão ao Setembro Verde”, pensado e desenvolvido durante as aulas de Projeto de Vida e Ciências, orientado pelos professores Gean Zimermann da Silva e Elizandra Urio, respectivamente.

O conteúdo estudado de forma interdisciplinar teve como abrangência a anatomia humana, envolvendo questões referente a tecidos e órgãos, onde foi abordado a doação de órgãos. Os palestrantes convidados para discorrer sobre o assunto foram o Sr. Jandir Brambatti, que enfrentou na família um processo de transplante, e Patrícia Paula Bazanello Henrique, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIDEAU.

Durante a conversa, Brambatti relatou os elementos históricos dos transplantes no Brasil, bem como sua experiência pessoal que envolveu o transplante de órgão para a sua filha, afirmando por diversas vezes que “é um milagre de Deus”; já a professora Patrícia, que também é responsável pela ventilação mecânica durante os transplantes de órgãos no município de Erechim, relatou a sua experiência profissional atuante nas equipes médicas.

Para o estudante do 8° ano, Gabriel Dassi Polon, “a palestra serviu de inspiração para mais pessoas se conscientizarem e conversarem com seus próximos sobre a importância da doação de órgãos”, relatou. O professor Gean Zimermann da Silva também destacou que essa é mais uma oportunidade de aproximar os estudantes de situações pertinentes, reforçando, assim, o projeto de vida pessoal. “Atividades como essa, conseguem unir a comunidade e a academia em prol dos nossos estudantes, tornando-se fundamental para o processo de ensino aprendizagem, pois, as experiências de vida podem desenvolver grandes efeitos sob os nossos estudantes”, apontou. Durante o bate-papo dúvidas da plateia foram respondidas pelos convidados.

Comentários