Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

04/03/2020

Medicina Veterinária realiza visita técnica em central de reprodução equina

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do 8º semestre do Centro Universitário IDEAU, realizam visita técnica na disciplina de Andrologia e Ginecologia e Obstetrícia.

Os acadêmicos conheceram a  VivaEqui Central de Reprodução em Equinos, onde foram acompanhados pelos Médicos Veterinários Cândida Romero Tisot e Frederico Tisot. Durante a ação, foi possível conhecer toda estrutura das instalações e manejo da propriedade, suas diversas cocheiras, onde ficam as fêmeas equinas que permanecem hospedadas na VivaEqui até emprenharem e os garanhões que são utilizados para a coleta de sêmen e venda de cobertura.

Os acadêmicos puderam acompanhar a coleta de sêmen de um garanhão e conhecer o laboratório de sêmen, seus equipamentos, produtos e técnicas utilizadas, assim como as análises realizadas, diluição e envaze do material coletado. Após, verificaram a motilidade e vigor do sêmen do garanhão. Os veterinários também explicaram como era realizada o congelamento do sêmen de equinos, sua diluição e conservação. Houve ainda o acompanhamento de uma Inseminação Artificial de uma fêmea em cio, onde foi possível acompanhamento ultrassonográficamente via transretal o trajeto do sêmen pelo trato genital da fêmea.

Para a professora Ticiany Maria Dias Ribeiro, com as atividades acompanhadas pelos acadêmicos na visita técnica, foi possível executar as seguintes habilidades e competências: programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético; produção e reprodução animal. Visto que, os acadêmicos puderam acompanhar as habilidades e competências em que os técnicos planejam, elaboram, executam, o uso da biotecnologia da reprodução.

Outro ponto positivo, foi que os acadêmicos puderam perceber a importância da interdisciplinaridade tratada na visita, vinculando a importância das disciplinas de andrologia, biotecnologia da reprodução e ginecologia e obstetrícia veterinária.

 

Comentários