Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

19/08/2021

Estudantes do 8º ano aprendem de forma lúdica o Sistema Endócrino

Os estudantes do 8º ano da Escola de Educação Básica IDEAU Santa Clara, na disciplina de Ciências, ministrada pela professora Elisandra Urio, estudam no momento sobre o sistema endócrino, que envolve a produção de hormônios pelo organismo, estimulando, assim, o funcionamento dos órgãos e regulando o metabolismo. Através da proposta pedagógica da escola, que envolve metodologias ativas de ensino e aprendizado, foi trabalhado na última terça-feira, 17, com os alunos a “teia das glândulas”.

Na atividade, por meio da ludicidade, observou-se os órgãos responsáveis pela produção de hormônios, bem como, o local de atuação e suas respectivas funções. Ainda, foi abordado o que acontece quando os hormônios param de funcionar.  A estratégia usada na disciplina permitiu sair do modelo tradicional de ensino, para um aprendizado de forma dinâmica e atrativa, contribuindo para um melhor entendimento e compreensão do conteúdo estudado. “Na prática costumamos aprender bem mais, conseguimos conversar, experienciar e vivenciar o conteúdo de maneira dinâmica. Percebo que em aulas que aliam a teoria e a prática, nós como estudantes, conseguimos ser mais protagonistas”, comenta a estudante Vitória Tainotti, de 13 anos. 

Dentro da área das ciências muitos termos são de difícil compreensão e com nomenclaturas complexas, dessa forma, explorar novos métodos de ensino é indispensável para uma boa compreensão do todo. “ A atividade lúdica é uma forma de entender o conteúdo de um jeito diferente, trazendo ele para nossa realidade. Com a teia das glândulas foi possível compreender qual o órgão produz o hormônio, onde ele age e como ele age”, explica a professora. 

Comentários