Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

16/02/2022
Laboratório de Solos

Análise do solo é fundamental para o bom desempenho da lavoura

Conhecer o solo é fundamental para o sucesso de uma lavoura. Através da análise é possível identificar as características químicas, de macronutrientes e micronutrientes, e assim, corrigir deficiências de minerais e repor os nutrientes necessários para a planta, garantindo uma alta produtividade. “É muito importante que você tenha em mente que o bom desempenho da sua lavoura está vinculado aos serviços de análise, interpretação e recomendação que irão se basear na amostra coletada por você e/ou seu assistente técnico”, explica a coordenadora do curso de Agronomia, unidade de Passo Fundo, professora Katia Trevizan.

A entressafra, ou seja, o período entre o fim de uma safra e o início de outra, é a época indicada para a realização da coleta da amostra do solo, tendo em vista que nesse período não existe cultura implantada, assim, não há impacto de perdas produtivas com a realização da prática de amostragem.

Indica-se que a análise seja realizada anualmente, a fim de acompanhar os níveis de fertilidade de maneira rigorosa. Entretanto, no momento da coleta é preciso realizar um passo a passo simples, porém rigoroso, para evitar a contaminação da amostra. Para orientar sobre esses aspectos o Laboratório de Solos São Francisco, das Faculdades IDEAU, presta serviço de orientação e análise para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, e aos sábados das 7h30min às 11h30min, com a entrega dos resultados em até 10 dias úteis. Acadêmicos e empresas conveniadas possuem descontos especiais.

 

Comentários