Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

30/05/2023
Graduação

Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de procedimento cirúrgico de rumenotomia exploratória em bovinos

No último sábado, 27, os acadêmicos do V e IX semestre do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) participaram de um procedimento cirúrgico de rumenotomia exploratória em bovino, na Fazenda Escola. A atividade foi acompanhada pela professora Dra.Ticiany Maria Dias Ribeiro.

A vaca apresentava dificuldades para se alimentar, associado a isso, edema pré-esternal e ausculta cardíaca com som maciço, caracterizando sinais clínicos da reticuloperitonite traumática, um problema que ocorre quando o animal perfura a parede do retículo com um corpo estranho, provocando danos ao pericárdio e coração. Isso acontece devido a baixa seletividade dos bovinos durante a apreensão do alimento.

Após a identificação dos sintomas, foi optado pelo procedimento cirúrgico de rumenotomia exploratória, tendo em vista que este é um método utilizado para diagnosticar e tratar distensão abdominal, fadiga gástrica, remoção de corpos estranhos, entre outros.  Com o animal imobilizado foi dado início ao processo de desinfecção da região, e após, a incisão.

Em seguida, foi realizado a retirada do material ruminal com o objetivo de encontrar possíveis corpos estranhos. Durante a retirada desse material foi encontrado um prego e um saco plástico. Segundo a professora esse tipo de incidente é comum em bovinos, o que torna indispensável o aprendizado nessa área.

Ao longo do procedimento os estudantes puderam auxiliar, desenvolvendo várias funções, entre elas, cirurgião, auxiliar de cirurgião, instrumentador, anestesista e enfermeiro. “Aqui no UNIDEAU, preconizamos os atendimentos dos nossos pacientes de forma ética, e sempre voltado ao aprendizado dos nossos alunos. O aluno exerce a prática junto com o professor”, explicou Ticiany.

 

Comentários