Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

01/09/2021

Futuros profissionais comemoram Dia do Psicólogo

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, profissional responsável por cuidar da saúde mental das pessoas, por meio da observação das emoções e do comportamento. Para celebrar a data, os cursos de Psicologia das quatro unidades acadêmicas da IDEAU participaram de uma programação especial que envolveu momentos de formação e também de integração.

Na terça-feira, 24, acadêmicos e professores participaram da palestra “Investigando a aprendizagem a partir dos construtos teóricos da Psicopedagogia Clínica e da Psicanálise”, ministrada pela psicóloga Ma. Cláudia Moscarelli Corral, de forma online. Na oportunidade foi abordado a Teoria Psicopedagógica Clínica de Alicia Fernández, apresentando o conceito de aprender para a autora, os aspectos intersubjetivos e vinculativos do aprender, o processo de assimilação e acomodação do conhecimento, como se transmite o conhecimento, fracasso escolar e a atuação do Psicólogo Escolar.

Já na quarta-feira, 25, os acadêmicos da unidade de Getúlio Vargas participaram de uma gincana com o intuito de promover a integração entre os diferentes níveis do curso e professores. As turmas foram divididas em quatro equipes: azul marinho, azul celeste, rosa e vermelho para a realização de diversas atividades, entre elas, corrida do saco, corrida do ovo na colher, quiz da psicologia, criação de paródias sobre o curso e imitação de professores. Ao final das ações a equipe rosa consagrou-se como a vencedora.

A coordenadora do curso de Psicologia de Getúlio Vargas, Mayara Ribeiro, explica que a data se dá em homenagem à regulamentação da profissão no país, por meio da Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962, bem como os 59 anos da profissão no Brasil. “Os eventos promovidos pelas unidades de Bagé, Caxias do Sul, Getúlio Vargas e Passo Fundo tiveram por objetivo apresentar aos acadêmicos temas e áreas de atuação importantes para a categoria, além de celebrar a data e promover a integração entre alunos e professores. Tais ações são importantes para a promoção de pertencimento à categoria profissional, bem como para fortalecer o posicionamento da Psicologia como uma ciência que está a serviço da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida”, pontua Ribeiro.

Comentários