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16/09/2011

Estágios do Curso de Pedagogia da IDEAU beneficia diversos municípios

"É através da experiência do estágio que se pretende desenvolver atividades de investigação, explicitação, interpretação e intervenção na realidade que resultem no enriquecimento da formação dos discentes. As atividades desenvolvidas ao longo do Estágio são consideradas atividades pré-profissionais, executadas em situações reais de trabalho, sendo este um processo interdisciplinar avaliativo e criativo, destinado a articular teoria e prática", explica a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Gisele Maria Tonin da Costa.
Nesse semestre, várias escolas de diferentes contextos estão envolvidas nessa atividade. As escolas ficam em municípios como Getúlio Vargas, Erebango, Erechim, Campinas do Sul, Jacutinga, Sananduva e Floriano Peixoto.
Um dos trabalhos desenvolvidos é o das acadêmicas Guiomar Mazzucatto e Silvana Bikoski, que realizaram seus estágios na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Alma, em Erebango, envolvendo a temática folclore. Tendo como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, as acadêmicas abordaram o saber popular como um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, já que a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. “Vamos tirar a poeira da palavra folclore e brincar com as possibilidades que ela nos oferece, fazendo o resgate de brincadeiras antigas, rodas cantadas, conhecer os personagens e lendas, confecções de brinquedos como bilboquê, cata-vento, jogos da memória, trilha do folclore, esconde–esconde, pular amarelinha…possibilitando que os alunos realizem um trabalho coletivo onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração e a pesquisa ate mesmo os saberes populares que é passado de geração para geração, como as receitas, as simpatias e tradições”, contam as estagiárias. “Todo país, cidade, bairro e família tem seu folclore e se mantém ricas e encantam até hoje as crianças e adultos. Por isso deve-se discutir em sala de aula quem são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, estimulando a curiosidade dos alunos e restabelecendo as tradições”, conluem. 

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