Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

26/04/2023
Laboratório de Solos

Análise de solo: ferramenta aliada do produtor

Antes de iniciar o plantio de uma nova cultura, a orientação é que o produtor verifique as condições do solo, a fim de garantir alta produtividade alinhada à preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a análise de solo torna-se um importante aliada do produtor, uma vez que indica com precisão os nutrientes disponíveis, o tipo de solo, o pH, a matéria orgânica e outros fatores que influenciam o crescimento das plantas. Com base nessas informações, o agricultor, com orientação de um engenheiro agrônomo, pode tomar decisões mais assertivas sobre a correção do solo e o uso eficiente de fertilizantes.

Com essa precisão, o produtor economiza nos insumos e ainda aumenta a produção, tendo em vista que fará uso somente do necessário, potencializando onde é preciso e evitando desperdícios. A frequência com que a análise de solo deve ser realizada depende do tipo de cultura que será implantada e das condições da área, mas em geral, recomenda-se fazer a verificação anualmente, a fim de monitorar as mudanças nas propriedades químicas do solo. Para evitar perdas produtivas nos espaços de coleta de amostragem, o período de entressafra é o mais indicado para fazer esse procedimento.

Dada a importância da análise, o produtor deve se atentar no momento da coleta para que não haja contaminação da amostra e, consequentemente, alteração no resultado. Além disso, realizar a análise em um laboratório sério e comprometido faz toda a diferença. A região de Getúlio Vargas e Passo Fundo conta com os serviços prestados pelo Laboratório de Solos São Francisco, que dispõe de resultados com rapidez e agilidade no prazo de até sete dias úteis.

Sobre o laboratório

O laboratório possui o selo de qualidade da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal Dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (ROLAS), onde, por quatros anos consecutivos tem conquistado o conceito “A” em análise química básica de solos (macronutrientes) e pelo terceiro ano o conceito “A” em análise química completa de solos (macronutrientes e micronutrientes).

As amostras podem ser entregues no próprio laboratório, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, e aos sábados, das 07h30min às 11h30min, ou na Central de Atendimento da unidade mais próxima, das 08h às 21h. Mais informações pelo fone 3341-6600 (Getúlio Vargas) e 2103-1250 (Passo Fundo).

Sobre a coleta

A fim de evitar a contaminação das amostras e fornecer orientação aos produtores, foi preparado um passo a passo  sobre a coleta. Confira:

Comentários