Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

06/09/2022
Graduação

Acadêmicos do UNIDEAU celebram o Dia do Psicólogo

Os acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) celebraram o dia do Psicólogo com uma vasta programação. Com o objetivo de proporcionar aos estudantes, bem como a comunidade externa, um momento de troca de saberes e confraternização, nos dias 25 e 26 de agosto, foi realizada a palestra intitulada “Psicologia Jurídica: Aplicações Práticas” e um show de talentos, respectivamente.

Na quinta-feira, 25, aconteceu a palestra com duas profissionais da área da Psicologia. Rejane Lazzarotto abordou em sua fala as possibilidades de atuação do psicólogo no âmbito prisional, assim como a importância de tal trabalho. Simone Lemes, por sua vez, participou de forma remota, via Google Meet, abordando a temática das perícias psicológicas para processos de disputa de guarda, alienação parental, adoção, dentre outras.

Já na sexta-feira, 26, os discentes do curso promoveram um show de talentos. Cada turma ficou responsável pela realização de uma ou mais apresentações artísticas, as quais incluíram música, declamação de poemas e exposições de artesanatos e desenhos.

A acadêmica Carla Antunes destacou a importância da celebração. “É ótimo poder reunir todos os níveis do curso e conhecer um pouco melhor os colegas que percorrem a mesma caminhada acadêmica”. A discente Tainá Gonçalves também enfatizou que “foi de grande valia a interação e troca entre as turmas, além de importantes palestras sobre a realidade da atuação da psicologia, para termos conhecimento sobre as possíveis áreas de atuação”.

Segundo a coordenadora do Curso, professora Ma. Mayara Ribeiro, esses momentos proporcionam conhecimento, troca de experiências e construção de networking. “Foram noites ricas em conhecimento, demonstrações artísticas, confraternização e trocas afetivas. Esses momentos são de extrema importância para a promoção da integração entre docentes e discentes, bem como para o fortalecimento de nossa profissão, que completou 60 anos no Brasil”, salientou.

Reconhecimento da profissão

O Dia do Psicólogo e da Psicóloga comemora-se, oficialmente, no dia 27 de agosto, data em que a profissão foi regulamentada no país, através do Decreto de Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Portanto, neste ano, a data se torna ainda mais especial, uma vez que a profissão completa seus 60 anos no Brasil.

Sobre as palestrantes

Rejane Lazzarotto é Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e Saúde Mental, pela URI, e Técnica Superior Penitenciária da SUSEPE, lotada no Presídio Estadual de Erechim.

Simone Lemes é Psicóloga, Mestre em Psicologia, Especialista em Psiquiatria Forense, Saúde Mental e Lei; em Psicologia Clínica; e em Investigação Criminal e Psicologia Forense. Atua como Perita Judicial.

Comentários