Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

22/02/2022
Graduação

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo projetam capela em alusão ao centenário da Escola IDEAU-Santa Clara

Um espaço de religiosidade, fé e recordação de uma história centenária. Foi dessa forma que os acadêmicos do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) projetaram a Capela São Francisco e apresentaram os projetos para a coordenação, direção e reitoria. Divididos em grupos, a turma elaborou quatro propostas, sendo a opção criada pelos discentes Celso Antônio Allig Vanin, Welington Douglas Lemos e Rangel Marcos Kreps a selecionada para a execução.

A capela faz parte da celebração dos 100 anos da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara, e tem por objetivo recordar a história da Escola que teve sua fundação e administração até 2007 pelas Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora. A atividade integrou a disciplina de Projeto de Interiores, ministrada pela professora Ma. Bruna Dal Agnol, e serviu como aporte prático no processo de aprendizagem, sendo essa a metodologia empregada pela Instituição.

Para a elaboração dos projetos foi necessária muita pesquisa sobre capelas, estilo de decoração, textura e iluminação. Para que as ideais de cada integrante do grupo fossem aplicadas, várias reuniões foram necessárias para definir “layouts de planta baixa, reutilização de móveis, elaboração dos altares, tipo de bancos, tipo de madeira, forro e demais dimensionamentos, tudo pensado para que a circulação ficasse dentro dos requisitos aceitáveis em norma”, explica o acadêmico Celso.

Durante o período de construção os alunos realizaram visitas à capela para verificação da execução do projeto, e juntamente com todos os colegas da turma foram convidados para a solenidade de inauguração que contou com autoridades municipais, regionais e estaduais. “Foi uma sensação de alívio, dever cumprido e de estar no lugar e no caminho certo. Quando passávamos e acompanhávamos a obra, não era de acreditar que estávamos deixando nossa marca, nossos nomes no curso e na Instituição”, comenta Welington. “Olho nosso projeto executado e em cada detalhe consigo perceber onde cada um teve sua ideia aprimorada, sua sugestão, e o resultado dessa sincronia foi uma bela capela”, finaliza Rangel.

A coordenadora do curso, professora Ma. Suélen Regina Cominetti Baú, afirma que o UNIDEAU através da metodologia de projetos e sua expertise de mais de 17 anos de aplicação de metodologias ativas, acredita no potencial dos acadêmicos, por isso confiou esta tarefa tão importante aos discentes, oportunizando vivências reais da profissão.

 

Comentários