Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

30/03/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre identificação de doenças e plantas daninhas nas culturas de verão

No sábado, 25, os acadêmicos do quinto semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma aula prática sobre identificação de doenças e plantas daninhas nas culturas de verão. A atividade faz parte da disciplina de Fitossanidade, ministrada pelos professores Dr. César Tiago Forte e Dra. Michele Renata Revers Meneguzzo.

No decorrer da aula os estudantes puderam vivenciar a prática profissional, identificando as doenças e plantas daninhas que ocorrem na lavoura, interferindo no desenvolvimento. O correto reconhecimento permite que o engenheiro agrônomo indique o tratamento mais assertivo ao produtor, minimizando, assim, os danos causados às culturas. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as principais espécies infestantes na cultura da soja e milho, suas características morfológicas, estruturas de reprodução e algumas práticas de controle, incluindo o método químico”, explicou o professor César.

Nesse sentido, também verificou-se sintomas e sinais, correlacionando a manifestação dos patógenos em relação às condições ambientais presentes. Ainda, foi identificado as plantas daninhas presentes nos cultivos, conhecendo suas características morfológicas e de reprodução. “Quando os alunos realizam trabalhos desse nível, eles têm a oportunidade de desenvolver conhecimentos práticos, como observação, coleta e análise de dados, identificação de sintomas e análise de severidade. Essas habilidades são valiosas não apenas para as atividades relacionadas a plantas, mas também para outras áreas de estudo e futuras carreiras”, finalizou a professora Michele.

Aula prática sobre identificação de doenças e plantas daninhas na cultura da soja e milho.

Comentários