Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Dia de Campo destaca protagonismo dos acadêmicos de Agronomia da IDEAU
As Faculdades IDEAU de Getúlio Vargas e Passo Fundo, por meio do curso de Agronomia, promoveram no dia 23 de outubro, mais uma edição do tradicional Dia de Campo. Voltado às culturas de inverno, com destaque para o trigo e cevada, o evento destacou o protagonismo dos acadêmicos na implantação dos experimentos, na organização do evento e na apresentação dos resultados do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP). A iniciativa foi realizada em parceria com empresas do agronegócio, evidenciando avanços e práticas inovadoras na agricultura.
Mais de 350 pessoas participaram do evento, que contou também com a presença de colégios agrícolas dos municípios de Guaporé, Fontoura Xavier, Espumoso, Viadutos e Erechim. Com temáticas diversas nos 12 estudos apresentados, os futuros agrônomos propuseram alternativas viáveis e eficazes para o aumento da sanidade e produtividade das culturas, além de promover a sustentabilidade no campo.
Durante o evento, os grupos foram submetidos a uma avaliação criteriosa dos experimentos e das apresentações, considerando aspectos como trabalho em equipe, desenvoltura, oralidade e qualidade técnica. O grupo de avaliadores foi composto por professores que acompanharam as escolas visitantes, além de representantes da EMBRAPA, Emater, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (AEAMAU) e Sindicato Rural de Getúlio Vargas.
Entre os destaques da edição, o trabalho vencedor de Getúlio Vargas foi “Uso de Methylobacterium symbioticum na cultura da cevada”, desenvolvido pelos acadêmicos Marcelo Deboni, Guilherme Mariga, Luis Piovesan, Mateus Vedovatto e Luiz Turella. O estudo se destacou pela relevância prática e pelos resultados expressivos obtidos no manejo da cultura.
Já o trabalho campeão de Passo Fundo foi “Eficiência do controle do azevém em aplicações pré e pós-emergência na cultura do trigo”, realizado pelos estudantes Gustavo Poletto, Felipe Pegoraro, Diogo Picolotto e Henrique de Oliveira Isele. A pesquisa apresentou soluções inovadoras para o manejo de plantas daninhas, contribuindo para o aprimoramento das práticas agrícolas e o aumento da produtividade.
Essa integração entre o setor produtivo e a academia reforça a troca de conhecimentos e impulsiona o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis para o campo. Os resultados apresentados durante o Dia de Campo demonstraram os impactos positivos dessa colaboração, favorecendo o compartilhamento de boas práticas, experiências e aprendizados, além de fortalecer um ambiente voltado à inovação e ao avanço constante do agronegócio.

Trabalho vencedor de Getúlio Vargas foi “Uso de Methylobacterium symbioticum na cultura da cevada”

Trabalho campeão de Passo Fundo foi “Eficiência do controle do azevém em aplicações pré e pós-emergência na cultura do trigo”
