Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

05/09/2018

Modalidade de arremesso é trabalhada pelos alunos do 6° ano do Centro de Educação Básica IDEAU

           A Base Nacional Comum Curricular define sete categorias que representam o esporte, dentre elas, a precisão, que se caracteriza por arremessar/lançar um objeto procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo.

            Para contemplar a modalidade citada, foi apresentado à turma do 6º ano do Centro de Educação Básica IDEAU, Colégio Santa Clara, o Boliche. Durante a atividade os alunos puderam identificar as técnicas para a prática deste, além de conhecer o jogo, a área de arremesso, a pista (dimensões), bolas, pinos e a história do jogo, possibilitando que os alunos pudessem compreender a contagem dos pontos e a linguagem do boliche.

          Apresentar esse esporte na Educação Básica proporciona um “fechamento” das partes cognitivas, emotivas e motoras do aluno relacionando-as com a prática. Também pode-se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através do desenvolvimento do esquema corporal, visando aprimorar as habilidades manuais.  Assim, com o jogo de Boliche, o aluno percebe posições, direções, distâncias, tamanho e o movimento, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial.

           A atividade que foi coordenada pela professora Jaíne de Lima Piva, contou com interação e participação dos alunos para construir o jogo. Eles utilizaram garrafas pet e fita madeira para dimensionar o tamanho da pista previamente estudado por eles. Vivenciar um novo esporte trouxe alegria e ao mesmo tempo conhecimento a turma, visando a prática da atividade física em todos os contextos.

Comentários