Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

17/11/2016

JORNAL ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Estudantes da turma do 9º ano do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa, orientados pela professora Angelice Melania Barancelli Slaviero buscaram desenvolver habilidades de produção textual através da criação do jornalzinho da turma. O trabalho consiste em ler, compreender e escrever os diversos gêneros textuais que circulam na mídia (jornal impresso) de forma lúdica prática e cooperativa.

Primeiramente foi trabalhado em sala de aula os gêneros, os textos jornalísticos e a diagramação do jornal. Em seguida, a turma foi dividida em grupos para que buscassem as notícias, entrevistas, propagandas, resenhas de filmes, livros e jogos online, entre outros textos do interesse deles.

Com o material em mãos elaboraram os textos definitivos que foram revisados por eles e pela professora, buscando a correção linguística.

“Os grupos estão formatando as páginas referentes a sua parte no jornal.Todos elaboraram, também, uma carta do leitor sobre um tema polêmico que escolheram e enviaram também para a Zero Hora. Estamos aguardando para ver se serão publicadas. O próximo passo é fazer o jornal falado e imprimir na gráfica, se possível”, relata a professora Angelice.

 

Comentários