Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

10/07/2023
Escola Básica

Iniciação Científica Júnior: desbravando fronteiras do conhecimento

Os estudantes da Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara, na disciplina de Projeto de Vida, são estimulados a produzir ciência, através de projetos que incentivam a criatividade e a inovação. No 7º ano, por exemplo, um grupo trabalhou sobre os conhecimentos acerca dos empreendedores do campo. O outro grupo, por sua vez, desenvolveu seus estudos sobre investimentos e bolsa de valores. Os educandos do 3º ano do ensino médio, foram desafiados a trabalhar sobre a evolução das mulheres na literatura ao longo dos anos.

Na quarta-feira, 05, a Iniciação Científica Júnior reuniu a comunidade educativa para que os 30 trabalhos desenvolvidos pudessem ser apresentados e apreciados na prática pelo público. A iniciativa visa reconhecer os saberes, os aprendizados e as potencialidades, valorizando a multidisciplinaridade através da pesquisa científica, dando espaço para que os estudantes sejam protagonistas e tenham iniciativas em prol da sociedade.

Explorando o universo do empreendedorismo no campo, sendo este um espaço dedicado à agricultura familiar e ao agronegócio, foi o tema escolhido pela Alice Lang Tabolka, Anita Brancher de Barros, Manuela Scariot, Maria Eduarda Pauleti Fiori, Marina Wolffenbuttel Kiel,Laura Reffiel Menta e Louise Comarella Serafini. O grupo realizou uma pesquisa com 100 pessoas da Escola, entre alunos, professores e funcionários, os quais foram questionados sobre onde preferem fazer as suas compras, na feira do produtor ou no supermercado. Cerca de 56% dos respondentes apontaram preferir a segunda opção, por ser mais prático e apresentar maior variedade de produtos; já os que preferem a feira, destacaram como um diferencial desse espaço encontrar produtos frescos e com qualidade maior. “Nós fomos na feira para adquirir mais conhecimento sobre o assunto, e acabamos descobrindo que tem bastante produtores locais, os quais precisamos valorizar”, destacaram.

O segundo grupo, formado por Arthur Cogo de Martini, Lucca Renato Acorsi Inocente, Luis Henrique Gheno, Luis Eduardo Slaviero Gaiato, Víctor Matheus Campeol Michelin, Lucas Martelli Ferreira e Guilherme Trainotti Dallagnol, apresentou aos visitantes seus conhecimentos sobre educação financeira no ramo dos investimentos, traçando uma linha comparativa entre poupança e bolsa de valores. “Ao longo da nossa pesquisa, chegamos a conclusão que nós, enquanto pesquisadores, conseguimos expandir muita nossa consciência sobre controle financeiro, em contrapartida, a população, de modo geral, possui pouco conhecimento a respeito, por isso acabam optando pela poupança, pois essa oferece menos riscos”, comentaram.

Com base nos movimentos literários, o 3º ano do ensino médio, representado pela Bianca Oleksinski Maria, Cibelle Slaviero Comin, Dara Alana Barro, Georgia Gaiatto Borsatti, Isadora Carbonera Negri, Jaine Mecca, Lucca Dallagnol Botolli, Mariana Simões da Costa , Matheus Henrique Lamb, Marina Baratto Rossoni e Rafaella Slongo Schons, montou um cinema itinerário, onde foi abordado sobre a representação das mulheres em cada um desses períodos, com foco nos desafios enfrentados e nos direitos alcançados. “Olhando para o passado e comparando com a atualidade, vemos o quanto as coisas evoluíram. Mas claro, não dá para negar que ainda tem muita coisa para melhorar, principalmente em aspectos como agressão, abuso, desrespeito e salário”, finalizaram.

Diante um cenário de constantes transformações, estar preparado para enfrentar esses desafios é indispensável. Esse é um dos motivos pelo qual o IDEAU- Santa Clara desenvolve iniciativas que envolvem todos os níveis, da educação básica ao ensino médio, e apresenta para a comunidade escolar. “A Iniciação Científica da nossa escola busca em sua essência valorizar o protagonismo de nossos estudantes e oportuniza a construção de um espaço amplo para o conhecimento nas diferentes áreas. A criatividade, a inovação e a interdisciplinaridade perpassam nossa Mostra e dão voz para questões que estão latentes em nossa sociedade. O engajamento dos estudantes é notável durante esse processo”, enfatizou o diretor, professor Me.Ivonei Fabiano Grolli.

Comentários