Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

12/08/2019
Ideau

Faculdade IDEAU: Há 15 anos minha segunda casa

No ano em que as Faculdades IDEAU completam 15 anos, compartilhamos com a comunidade algumas histórias marcantes, que fazem parte da nossa trajetória. Entre elas, destaca-se um jovem que é exemplo de superação para todos de seu convívio.

Aos 22 anos, Matheus Pablo Zorzan é portador da Síndrome do Pterígio Múltiplo de Escobar, ele recebeu o diagnóstico ainda quando criança, tornando-se o primeiro caso da síndrome raríssima no Brasil, e, o 16º caso no mundo. Hoje ele é colaborador da Instituição, trabalhando no setor financeiro, mas a sua história marcada por conquistas e superação começou há muito tempo.

No ano de 2003, com apenas seis anos de idade, Matheus ingressou na Escola de Educação Básica, o então conhecido Colégio Santa Clara, que em 2007 foi adquirido pela Faculdade IDEAU. Naquela época, ele precisou ir para a capital gaúcha realizar cirurgias durante o período letivo e chegou a ficar 6 meses sem conseguir caminhar. Apesar das circunstâncias, ele estudava e realizava as atividades escolares enviadas pela escola, com o apoio da família, colegas e professores, o que impediu aquilo que seria uma provável reprovação. Em seus relatos, Matheus lembra que ao retornar, ainda precisava de auxílio para se locomover, e contava com o apoio e a ajuda de outras crianças da escola “Eu tinha uma cadeirinha estofada, que mandaram fazer especialmente para mim, e a gurizada ajudava a empurrar, me levar pra cima e pra baixo, onde precisasse ir, sempre fui bem tratado por todos” comenta ele.

Sem se deixar abater pelas dificuldades, e com persistência ele ainda foi mais longe. Logo após encerrar o Ensino Médio, teve a oportunidade de trabalhar na Central de Cópias da Faculdade, setor em que ficava incumbido de cuidar das digitalizações, impressões, encadernamento de apostilas, etc. O ano de 2014 também foi marcante ao passo que iniciou sua graduação em Administração na IDEAU. Em meio a vida acadêmica e início da carreira profissional, sempre esteve envolvido com sua maior paixão: o futebol.  Fanático pelo Grêmio, Matheus é um bom entendedor de técnicas e táticas dos campos, conhecimento que fez com que fosse convidado a integrar a equipe de treinadores do time de futebol feminino do Diretório Central de Estudantes (DCE).

Sua dedicação e força de vontade não passou despercebida. Em um convite feito pelo presidente das Faculdades IDEAU, o jovem que estava prestes a concluir sua graduação aceitou a missão de integrar a equipe do departamento financeiro, “Eu tinha sido convidado para mudar de setor em 2015, mas não aceitei porque achei que era muita responsabilidade e eu não tinha condições. Em 2016, recebi novamente o convite e resolvi aceitar. Hoje eu vejo que eu tenho capacidade e me sinto muito feliz por terem confiado a mim essa oportunidade” conta ele.  Junto com a sua nova função, iniciou a pós-graduação em Gestão Empresarial, também na IDEAU. “Todo aprendizado e as oportunidades que tive foram na Faculdade IDEAU, aqui também tenho amigos e muitas histórias, é por isso que eu sempre digo que aqui é minha segunda casa” explica.

Motivado e com vontade de viver a vida Matheus se diz ser grato por chegar onde chegou, “Eu agradeço a IDEAU e ao presidente Flávio, que acreditaram em mim e me abriram portas… A vida de uma PcD (Pessoa com deficiência) não é fácil, mas aqui eu sempre encontrei meu espaço e fui reconhecido pelos meus feitos” assegura ele.

Comentários