Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

17/10/2022
Graduação

Curso de Odontologia promove atividade de escovação dentária na Escola Cônego Stanislau Olejnik

Na terça-feira, dia 26 de setembro, o curso de Odontologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), representado pela coordenadora Angélica Scolari, da professora Gabrielle Haubert e da Odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Daniella de Oliveira, juntamente com os acadêmicos de diversos níveis, realizaram uma ação sobre alimentação saudável e higiene oral com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik, de Getúlio Vargas.

A atividade foi realizada com os alunos dos anos iniciais, cujo objetivo era estimular hábitos saudáveis de alimentação e destacar a importância da higiene bucal, ressaltando a importância da redução do consumo de doces para a prevenção de doenças, bem como orientações sobre limpeza dos dentes, que pasta utilizar e a quantidade correta a ser usada. Por fim, as crianças foram separadas em pequenos grupos e orientadas a realizar a escovação, sob supervisão dos profissionais.

Acredita-se que o ambiente que cerca as crianças moldam suas atitudes, assim, hábitos adquiridos durante as primeiras fases da vida serão seguidos nas próximas fases, quando se começa a assumir a responsabilidade pelos próprios atos. “A odontologia tem um papel fundamental na prevenção, promoção e manutenção de saúde bucal e sistêmica da criança. É um grande desafio compartilhar um pouco do nosso conhecimento com esses pequenos, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de informação. De uma forma lúdica as orientações mais importantes são passadas às crianças, transformando o aprendizado em uma grande brincadeira”, destacou Daniella.

A atenção com a higiene bucal, associado a uma alimentação equilibrada e nutritiva, é primordial para um sorriso bonito e saudável. “A saúde coletiva na odontologia é muito importante para aumentar a qualidade de vida das crianças e da sociedade como um todo. Logo, realizar atividades como essas, com a inclusão dos nossos alunos, é fundamental para que conheçam diferentes realidades e entendam que a prevenção é sempre a melhor escolha”, comentou Gabrielle.

O acadêmico do oitavo semestre, Marcelo Moresco Júnior, participou do evento e enfatizou a importância do mesmo, tanto para as crianças quanto para os futuros profissionais. “A participação na atividade foi uma experiência única, a visita deixou a reflexão e o entendimento do quanto é importante as crianças receberem orientações sobre higienização bucal e alimentação saudável, estimulando sempre os cuidados que devem seguir em casa. Também aprendemos novas formas de nos relacionar com os problemas bucais atuais, com pessoas e principalmente crianças, nos dando uma chance que contribui significativamente para nossa formação”, apontou.

Comentários