Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

08/03/2023
Graduação

Curso de Agronomia completa 15 anos de atuação

O agronegócio faz parte da identidade do Brasil. Logo, a demanda por profissionais capacitados para discutir os múltiplos contextos em que o setor está atrelado, compreendendo suas relações com a cidadania, sustentabilidade, civismo e outros, está em constante crescimento. O Engenheiro Agrônomo é um dos responsáveis pelo planejamento e execução das atividades agrícolas, as quais visam maior qualidade e produtividade junto ao produtor.

Atento às demandas emergentes, o Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) deu início ao curso de Agronomia em 2008. Uma trajetória que alcança 15 anos de trabalho, destacada pela excelência no ensino e infraestrutura de ponta oferecida aos acadêmicos. Desde a concepção do curso, mais de 450 profissionais já foram formados pela Instituição.

O bom desenvolvimento do curso se dá em decorrência do corpo docente altamente qualificado, todos mestres e doutores, além da identificação das necessidades agrícolas, trabalhadas de forma prática por intermédio das metodologias ativas de ensino, as quais possibilitam além de uma formação técnica completa, o desenvolvimento de habilidades e competências.

Também, “por meio do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), os alunos têm a possibilidade de se experimentar em pesquisas científicas, trabalhando em grupo, desenvolvendo a escrita científica e a oratória, além da responsabilidade, ética e proatividade”, destaca o coordenador do curso, professor Dr. Maurício Albertoni Scariot.

Para maior aplicabilidade dos conhecimentos, os acadêmicos também são desafiados a organizar grandes eventos, como o HortiAgro, o qual prevê o cultivo e manejo de diferentes espécies de hortaliças, e o Dia de Campo, que busca difundir conhecimento e aproximá-los das novas tecnologias e mercado de trabalho.

Aula prática sobre pH do solo, com o objetivo de aprender sobre acidez e alcalinidade.

Infraestrutura

Para as atividades práticas do curso é disponibilizado laboratórios de química, microbiologia e microscopia, além de laboratório de solos, tecido vegetal, bromatologia e sementes. A Instituição conta também com área experimental, maquinário agrícola, como tratores, pulverizador, colhedora e semeadora, pomar didático, áreas de lavoura e pastagens e animais.

 

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos para o HortiAgro.

Atuação Profissional

O curso de Agronomia é de extrema importância, sobretudo na região, uma vez que disponibiliza formação de qualidade para os interessados na área, além de fornecer mão de obra qualificada para empresas e órgãos ligados ao agronegócio. “Um ponto muito peculiar do curso de Agronomia do UNIDEAU é que devido a economia da região ser predominantemente mantida pela agricultura, muitos filhos de agricultores podem estudar sem precisar abandonar as propriedades rurais. Desta forma, através da profissionalização, estes alunos poderão implantar melhorias e auxiliar os pais na gestão e manejo da propriedade, proporcionando avanços tecnológicos e financeiros, e desenvolvendo ainda mais a região”, finalizou Scariot.

Com o objetivo de consolidar-se como uma Instituição referenciada pela excelência no ensino, além da graduação, também são disponibilizados cursos de curta duração e pós-graduação, que garantem a formação continuada dos profissionais, atualizando-os dos mais recentes avanços do setor agrícola.

Comentários