Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

17/10/2022
Graduação

Ação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária arrecada 180kg de alimentos

Na quarta-feira, 28 de setembro, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) uniram-se para celebrar o Dia do Médico Veterinário, comemorado em 09 de setembro, e o Dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado em 12 de outubro. Na ocasião, foi promovida uma palestra sobre sucessão rural com a engenheira agrônoma Valentina Zanella Stendile e o engenheiro agrônomo Lorenzo Roos.

Com o título “Sucessão Rural: o futuro da fazenda”, os profissionais abordaram os desafios de ganhar credibilidade e implementar novas ideias dentro das propriedades, bem como de dar continuidade ao legado da família. Valentina destacou o seu trabalho realizado dentro da empresa e a importância da troca de saberes e experiências com quem está à frente do empreendimento há anos. Lorenzo, por sua vez, abordou as dificuldades enfrentadas com o falecimento do pai, uma vez que a sucessão da fazenda não foi algo planejado.

Segundo os professores, a temática foi trazida para discussão visto que a sucessão familiar é algo recorrente na área das agrárias, e por vezes a família não está preparada para isso, tendo, então, alto índice de evasão. “Esse assunto foi abordado porque muitos alunos nossos são provenientes da agricultura familiar, então, um dia poderão assumir a administração da propriedade, que hoje é gerida pelos pais. Assim, queremos estimular essa discussão de forma saudável”, explicou o coordenador do curso de Agronomia, Maurício Albertoni Scariot. “Nós precisamos trabalhar sobre sucessão familiar dentro dos cursos, porque em algum momento ela vai acontecer. É necessário estar pronto para tomar decisões quando assumir a propriedade, ou então, enquanto profissionais, auxiliar através da assistência técnica a melhor forma desse processo acontecer”, finalizou o coordenador de Medicina Veterinária, Felipe Dubenczuk.

Ação beneficente

Além de promover um importante diálogo entre os acadêmicos, a ação também teve um olhar voltado à comunidade. Para ingressar na palestra, os estudantes e demais público presente foram incentivados a doarem alimentos não perecíveis. A iniciativa arrecadou cerca de 180kg de alimentos que foram destinados ao Lar dos Idosos, em Getúlio Vargas.

“Gestos de amor e generosidade que fazem a diferença para muitas pessoas. O Lar dos Idosos agradece imensamente o UNIDEAU e aos estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária pela doação de alimentos para a nossa Entidade. A nossa gratidão a todos”, agradeceu a assistente social, Liamara Tomelero Boscheto.

 

Comentários