Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

29/09/2021

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam procedimento de cesárea em ovino

Alinhar teoria e prática faz parte da metodologia ativa de ensino da UNIDEAU. Através do próprio protagonismo, acadêmicos do VI e VIII nível do curso de Medicina Veterinária, nas disciplinas de Técnicas Cirúrgicas, Clínica Médica de Ruminantes e Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, respectivamente, participaram na quinta-feira (16) da realização de uma cesariana em uma ovelha. O procedimento foi realizado no Centro Cirúrgico de grandes animais do Hospital Veterinário São Francisco.

O ovino apresentava toxemia da gestação, enfermidade relacionada ao final da gravidez com animais grandes ou gemelares, o que exigiu monitoramento tanto da fêmea quanto dos fetos, a fim de evitar o parto prematuro.  Entretanto, o animal apresentou piora, sendo necessário realizar a cesárea, com a intenção de preservar a sua vida. O procedimento foi realizado pela acadêmica do décimo semestre, Maria Eduarda, como prática profissional do estágio curricular, sob supervisão da professora Dr. Ticiany Maria Dias Ribeiro.

“Durante toda a graduação aprendemos a teoria clínica e cirúrgica. Cheguei no estágio curricular final e me deparei com uma situação totalmente diferente, desafiadora e que com certeza foi uma das melhores experiências que eu tive. Este animal, infelizmente, chegou com uma Toxemia de Gestação em grau bastante elevado, sendo indicada a cesárea. Realizar esse procedimento e o tratamento com a ajuda da professora Ticiany, minha orientadora, e dos profissionais do Hospital Veterinário, me fez ter a certeza da minha escolha com a Medicina Veterinária. Obrigada ao Hospital Veterinário e a faculdade IDEAU pela oportunidade”, comenta Maria Eduarda.

A professora destaca também que, através da operação conduzida pelos acadêmicos e da observância, foi possível trabalhar a interdisciplinaridade com as turmas. “Trabalhar a interdisciplinaridade na Medicina Veterinária é de extrema importância para o futuro profissional dos nossos alunos. Poder utilizar o bloco cirúrgico para demonstrar uma cirurgia, realizando um procedimento de forma estéril, com anestesia inalatória, com uma equipe cirúrgica composta pelos próprios alunos é importantíssimo para o aprendizado dos discentes”, finaliza Ribeiro.

 

Comentários