Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

06/09/2023
Graduação

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam viagem técnica a Porto Alegre

Nos dias 26 e 27 de agosto, os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, das unidades de Getúlio Vargas e Passo Fundo, na disciplina de Projeto de Arquitetura VII, realizaram uma visita técnica a vários espaços históricos localizados na capital gaúcha, Porto Alegre. A atividade, acompanhada pelos professores Wagner M. de Oliveira e Pedro H. C. Diniz, teve como objetivo explorar e conhecer ações práticas além do ambiente da sala de aula por meio de técnicas de projeto e de restauro reconhecidas a nível nacional.

A viagem compreendeu a visita em várias edificações históricas, espaços de cunho cultural, mostra de arquitetura de interiores e percursos abrangendo a cidade consolidada e projetos urbanos contemporâneos. Os lugares visitados foram: Centro Cultural Farol Santander, Mercado Público, Theatro São Pedro e complexo Multipalco, Casa de Cultura Mário Quintana, Orla do Guaíba, Cais Embarcadero, Parque e Brique da Redenção, CasaCor 2023 e Fundação Iberê Camargo.

A visita ao Theatro São Pedro foi guiada pela arquiteta responsável, a qual apresentou em detalhes o projeto, bem como o funcionamento e características da edificação. Também mostrou o complexo Multipalco, que abriga diversas funções de cultura, arte e lazer. Nesse mesmo sentido, na Fundação Iberê Camargo, que trata-se de uma construção contemporânea, a visita foi conduzida por colaboradores responsáveis pelo local, que apresentaram características da arquitetura e funcionamento dos espaços de exposição de arte.

Segundo os professores, a ida a esses locais contribuiu para a criação de repertório dos estudantes, auxiliando no desenvolvimento do Projeto de Arquitetura e Restauro a ser desenvolvido ao longo do semestre, bem como no Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP). “As visitas técnicas proporcionaram aos alunos o contato enriquecedor com edificações de importância estadual e nacional. A partir dessas atividades, foi possível estabelecer conexões entre o conteúdo abordado na disciplina e a materialidade da cidade e de suas edificações, sejam de valor histórico ou expoentes da Arquitetura contemporânea”, destacou o professor Wagner.

 

 

Comentários