Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

01/06/2022
Graduação

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projeto de cobertura do Calçadão de Getúlio Vargas

A metodologia de ensino proposta pelo Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), coloca o acadêmico no centro do processo de aprendizagem, desafiando-o a ser o protagonista do próprio conhecimento, através da aplicação prática do que é aprendido nas disciplinas. Desta forma, os estudantes do 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, na cadeira de Sistemas Estruturais III, que contempla o conteúdo de estruturas metálicas, ministrado pelo professor Me. Adilson Giglioli, projetaram uma nova alternativa para a cobertura do calçadão de Getúlio Vargas-RS.

Alinhando teoria e prática, os alunos projetaram três propostas de coberto, e para melhor visualização, desenvolveram maquetes. Os projetos foram expostos no hall de entrada do UNIDEAU, no período de 23 a 30 de maio, para visualização da comunidade acadêmica e escolha da melhor proposta. Foram convidados a participar da votação membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas (PRODEGE).

Segundo o professor, o principal objetivo da atividade foi estimular os discentes a aplicarem os conhecimentos adquiridos em um caso real. “Os acadêmicos precisaram identificar as potencialidades e problemáticas do local, a relação com o entorno, e assim, elaborar um projeto condizente com a realidade. Esse tipo de ação aproxima os acadêmicos com as demandas e atividades profissionais”, explicou Giglioli.

A escolha

Na noite da última segunda-feira, 30, foi realizada a contagem dos votos e a divulgação da proposta ganhadora: a proposta 1 recebeu 58 votos; a proposta 2 recebeu 43 votos e a proposta 3 recebeu 70 votos. O projeto vencedor foi elaborado pelos acadêmicos Vera Morgana Zaparoli dos Santos, Celso Antônio Allig Vanin e Mariana de Oliveira Ghizzi, que receberam um mimo de primeiro lugar fornecido pelo Diretório Central de Estudantes (DCE).

“O projeto da rua coberta foi uma atividade muito gratificante, pois além de aplicar os conhecimentos da matéria, nos divertimos planejando, criando uma cobertura para um espaço tão importante para Getúlio Vargas”, destacaram os estudantes. Agora, os projetos serão apresentados à prefeitura do município, visto que se iniciou o processo de restauro da praça a qual contempla o calçadão.

 

Comentários