Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

31/08/2022
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre manejo de olerícolas

Na última quinta-feira, 25, os acadêmicos do sexto semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma aula prática sobre diferentes manejos de cultivo de olerícolas, na disciplina de Horticultura Geral, sob supervisão da professora Dra. Michele Renata Revers Meneguzzo.

Através do transplantio, os estudantes realizaram a implantação das mudas em bandejas, contendo diferentes sistemas de manejos, entre eles, restrição hídrica e luminosa, uso de cobertura vegetal, diversos níveis de adubação e diferentes substratos no plantio. Ao longo de 15 dias, foi realizado o acompanhamento das culturas através da avaliação da altura da planta, comprimento das folhas, diâmetro de colmo, coloração e volume radicular, a fim de avaliar o desenvolvimento sob os diferentes tratamentos.

O estudo faz parte da Ecofisiologia vegetal, que aborda questões ecológicas sobre controle do crescimento, reprodução, sobrevivência, abundância e geografia de distribuição de plantas, à medida que esses processos são afetados pelas interações com suas propriedades físicas, químicas e o ambiente biótico.

Segundo a professora, o conhecimento nessa área é de suma importância, pois os fatores edafoclimáticos interferem nas respostas vitais do vegetal em relação ao ambiente. Sendo assim, “através da prática, os alunos puderam acompanhar o comportamento das plantas, diante de diferentes cenários de manejo”, destacou Michele.

Comentários