Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

08/06/2022

UNIDEAU realiza curso de noções básicas de primeiros socorros para escolas municipais da região

Com o objetivo de contribuir na qualificação dos professores, monitores e serventes, o Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) realizou na última semana a formação sobre noções básicas de primeiros socorros para as escolas municipais de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Charrua e Quatro Irmãos. A iniciativa, que também busca atender a Lei Lucas- Lei Nº 13.722, reuniu cerca de 400 profissionais nas dependências da Instituição, divididos em três noites.

A formação foi conduzida pelas coordenadoras do curso Técnico em Enfermagem e Fisioterapia, com apoio dos discentes. Entre as atividades desenvolvidas, foi abordado sobre a manobra de desengasgo, imobilização em casos de queda, desmaio, convulsão, corpo estranho, sangramento nasal, parada cardiorrespiratória e, por fim, crise de ansiedade e pânico.

No primeiro momento, os participantes passaram por uma formação teórica no auditório e, em seguida, foram convidados a realizarem os procedimentos de forma prática. Segundo a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Andressa Baratto, “é importante que todas as pessoas saibam as medidas de primeiros socorros, porque essas situações podem acontecer em qualquer ambiente, e para quem trabalha com crianças diariamente, esse conhecimento torna-se ainda mais importante” e complementa “ é imprescindível a realização dos primeiros procedimentos ou proteger a vítima para que a situação não se agrave e, em seguida, chamar o atendimento apropriado”, explicou.

 Lei Lucas

A Lei Lucas- Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, tornou obrigatório a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Comentários