Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

12/02/2020

IDEAU – Santa Clara comemora 98 anos de história

Após cinco dias e quatro noites de viagem de trem, chegaram, em 1921, no município de Getúlio Vargas, as irmãs franciscanas Isabel Von Arx e Querubina Seib, vindas do Rio de Janeiro para implementar uma escola nesta localidade. No dia 12 de fevereiro de 1922, as duas irmãs, juntamente com três auxiliares, iniciaram as atividades de ensino, contando com 130 alunos matriculados.

Ao longo dos anos, o trabalho realizado pelo Colégio Santa Clara foi observado por toda a comunidade. Neste sentido, a tradição em bem educar e o olhar atento para as novidades e desafios do mercado possibilitaram que, no ano de 2004, a escola abrisse as portas e locasse parte de sua estrutura para o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU).  Nascia assim um projeto importante para o desenvolvimento da região, o que levou, no ano de 2007, a Instituição adquirir a escola básica, passando a se chamar: Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara.  

Neste mês, a Escola Básica completa 98 anos história, sendo reconhecida, desde a sua fundação, pela qualidade no ensino. Sua tradição quase centenária se constitui a partir de uma proposta de educação humana integral, realizada por meio de ações educativas capazes de contribuir significativamente para a formação crítica, ética, social e política dos alunos. O atual diretor da escola, professor Ivonei Fabiano Grolli, enfatiza a importância em se manter o legado, “Nesses anos todos de história, muitas pessoas por aqui passaram. Muitas experiências foram vivenciadas, muitos saberes foram construídos, mudanças estruturais aconteceram, implementações metodológicas foram revisadas…, mas o que realmente permaneceu e permanece até hoje é o empenho, o zelo e o amor por prestar uma educação de qualidade” avalia.

A comunidade escolar foi recebida em clima de comemoração neste início de ano letivo, oportunidade em que foram realizadas dinâmicas e gincanas para promover momentos de integração entre alunos, pais e professores.

Comentários