Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

27/08/2022

Homenagem ao Sr. Julio Capeletto

Na quarta-feira, 17, fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do nosso Pró-Reitor Administrativo, professor Julio Capeletto. Aquele que sonhou enquanto grupo, mas que também sonhou como unidade. Sua partida nos deixa saudade!

Seu Julio, como costumávamos chamar, foi um homem íntegro e profissional, dedicou a vida a família, ao funcionalismo público, bem como a Instituição. Comprometido a produzir conhecimento e fomentar a formação de profissionais preparados para atuarem no mercado de trabalho, contribuiu para o desenvolvimento da educação, do município e da região.

As manifestações de apoio e carinho recebidas reforçam o reconhecimento ao trabalho e comprometimento desempenhado ao longo dos mais de 10 anos em que esteve conosco, como diretor da Faculdade IDEAU, em Passo Fundo, e, posteriormente, à frente da Pró-Reitoria Administrativa. Cada um, a seu modo, lembra de uma passagem vivida em parceria, de um trabalho realizado em conjunto, de um incentivo ou de uma palavra carinhosa dita pelo senhor.

Como um bom gaúcho, chimarrão e uma boa conversa eram parceiros indispensáveis. “Me recordo do professor Julio vindo na minha sala, com a cuia e a térmica na mão, para jogar um pouco de conversa fora e me contar das suas vivências. Mesmo quando já acometido da doença, não deixou de vir nos abraçar e perguntar ‘está tudo bem? ’. Enquanto profissional, me ensinou muito sobre gestão, organização e liderança. Enquanto pessoa, me ensinou que é sim possível superar as dificuldades e viver sempre feliz”, recorda o diretor do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), professor Gustavo Wentz.

O professor e diretor da unidade de Passo Fundo, Juliano Bavaresco, também relembra o tempo de convívio e troca de experiências. “Pessoa de temperamento forte, mas com um coração enorme, sempre preocupado com o bem das pessoas que estavam próximas. Quando tomava uma decisão, prezava pela coerência e principalmente pelo melhor da Instituição. Posso dizer que os anos de convivência diária foram de grandes aprendizados, onde vislumbrando sempre o que poderia acontecer lá na frente, nos trouxe muitos ensinamentos”, destacou.

Outra pessoa que teve a oportunidade de conviver com o Sr. Julio por vários anos, planejando e discutindo estratégias de ação, foi o diretor da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara, Ivonei Grolli. “Um gestor de grande visão e de uma integridade única, realmente um exemplo para todos nós.  Tratava sempre as situações com seriedade e responsabilidade, sem jamais hesitar em fazer, inovar e avançar, ao mesmo tempo em que cuidava com muito carinho das pessoas à sua volta, promovendo sempre um ambiente descontraído, alegre e de bem-estar”, declarou.

A alegria, generosidade e prestatividade com que Julio tratava a todos, permanecem conosco e nos impulsionam a continuar trabalhando em favor da educação. Queremos permanecer unidos para seguir em frente, de modo a levar adiante seu legado, projetos e sonhos em busca de uma IDEAU comprometida com o próximo, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e humana.

Sobre Julio Capeletto

Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI (1983).

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1985).

Especialização em Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1989).

Professor e diretor da Escola Estadual de Ponte Preta (RS).

Diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai- IDEAU, unidade de Passo Fundo.

Pró-Reitor do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU).

Comentários