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08/05/2021

Estudantes de Pedagogia criam e-book para explicar conceitos relacionados a Educação Especial e Inclusiva

A turma do VII nível do curso de Pedagogia do Centro Universitário Ideau (UNIDEAU), sob orientação da professora da Disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva, construiu coletivamente um E-book com objetivo de elucidar sobre termos utilizados corriqueiramente cuja acertada compreensão de seus aspectos semânticos, concernentes à temática da Educação Especial e Inclusiva, intenta dirimir eventuais equívocos em se tratando do contexto de emprego terminológico, sejam pelas vias da acepção técnico-educacional, seja pela utilização corrente à linguagem comum.

O material, que constitui glossário com termos utilizados na compreensão de conceitos base da Educação Especial e Inclusiva, servirá como apoio aos docentes, estudantes e público em geral interessados na temática e que ainda possuem dúvidas sobre os termos e seus significados. O entendimento de conceitos básicos como: segregação, integração, acessibilidade, inclusão, diferença, entre outros, são apresentados no E-book. A assimilação dos termos e conceitos trazidos na construção coletiva do E-book, tornam-se fundamentais na formação docente, pois auxiliam na interpretação do referencial teórico, legislativo e prático voltados para compreensão de uma educação para a inclusão das diversidades, para o planejamento das intervenções pedagógicas necessárias às crianças com deficiências e necessidades especiais.

O uso das ferramentas digitais, como os aplicativos de produções coletivas (no caso o Canva) é um dos meios possíveis de tornar o processo de interação síncrono/assíncrono mais dinâmico, criativo, bem como possibilitar a construção coletiva on-line, essencial para formação docente no contexto atual. Sendo assim, une-se conhecimento a ser assimilado, com a construção de conteúdo, a partir do vivido, trabalhado que é reelaborado pelas pedagogas (os) em formação, tendo como meio o recurso tecnológico como no caso dos aplicativos de produções.

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