Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

29/02/2024

Centro Universitário IDEAU celebra a formatura da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo

No mês de fevereiro, o Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) celebrou um marco significativo em sua história: a colação de grau da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo. A cerimônia, realizada na F4 Centro de Eventos, foi em clima de muita felicidade e emoção não apenas para os formandos, mas também para professores, familiares e comunidade acadêmica.

O evento, que celebra a entrega de nove novos profissionais ao mercado de trabalho, também foi uma oportunidade para relembrar as conquistas coletivas e fortalecer os laços de amizade e apoio mútuo ao longo dos últimos anos. Esta turma, além de pioneira, deixou marcas evidentes em sua passagem pela Instituição através dos inúmeros projetos de restauro, construção e intervenção desenvolvidos, sendo o principal deles, a construção da Capela São Francisco, localizada dentro da UNIDEAU, e inaugurada nos 100 anos da Escola Básica.

Tais iniciativas só foram possíveis graças à metodologia de ensino, a qual desafia o aluno a colocar seus conhecimentos em prática desde o primeiro semestre. “Nosso curso é muito voltado à prática real e permite que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos em situações do dia-a-dia, o que facilita o aprendizado e a retenção de informações. Isso significa ‘aprender fazendo’, o que se mostra mais eficaz do que métodos de ensino puramente teóricos”, destacou o coordenador do curso, Me. Pedro Henrique Carretta Diniz.

Além disso, o curso busca estar sempre atento às novas necessidades da sociedade, por isso aposta no uso de softwares de design e modelagem, técnicas de construção sustentável, metodologias de planejamento urbano, e ainda, estágios curriculares, onde os estudantes integram conhecimento teórico com experiência prática, desenvolvendo networking e abrindo oportunidades para possíveis áreas de atuação.

Durante a sua fala, o professor também fez questão de enfatizar o compromisso da Instituição em formar profissionais éticos, capacitados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade. “O curso de Arquitetura e Urbanismo é de grande importância para a região. Ele prepara profissionais para projetar, planejar e construir espaços que sejam seguros, esteticamente agradáveis e funcionais, tanto no âmbito privado (residências, comércios, etc.) quanto no âmbito público (praças, parques, infraestrutura urbana, mobilidade…)” e complementa “prepara os estudantes não apenas para enfrentar os desafios atuais da profissão, mas também para se adaptarem às mudanças futuras, tornando-os profissionais mais completos, inovadores e prontos para o mercado de trabalho”, finalizou Diniz.

 

 

Comentários