Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

01/12/2022
Graduação

Acadêmicos do curso de Psicologia realizam visita técnica em Porto Alegre

No dia 08 de novembro os acadêmicos do sexto, oitavo e décimo semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma visita técnica ao Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso e Memorial do Hospital Psiquiátrico São Pedro, localizados na cidade de Porto Alegre. A atividade foi acompanhada pela coordenadora do curso, Ma. Mayara Quevedo Ribeiro, e pela professora Ma. Jordana Calcing, com o objetivo de oportunizar aos estudantes uma apreciação crítica sobre o fenômeno dos processos de saúde e doença mental, bem como da reforma psiquiátrica e das questões que envolvem a desinstitucionalização.

Durante a passagem pelo Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso (IPF), os alunos foram recepcionados pelo Psicólogo Rafael Wellausen, o qual fez uma explanação sobre sua prática profissional e desafios cotidianos, também sanou diversas dúvidas dos acadêmicos. Logo após, mostrou a parte interna e externa do Instituto, no qual pode-se presenciar como é a vivência dos pacientes.

No Hospital Psiquiátrico São Pedro, por sua vez, foi visualizado um vídeo institucional de como era o local antes da Reforma Psiquiátrica, e, posteriormente, realizado um tour pelas salas e aparelhos utilizados na época. Além disso, foi possível fazer contato com pacientes que participam de Oficinas de Arte, denominada Workshop da Criatividade.

A visita técnica visa vincular a formação acadêmica com a formação prática, oferecendo elementos que possibilitam o conhecimento sobre o mundo do trabalho e perspectivas de sua atuação. Para a acadêmica Kelly Krasuski a visitação nas instituições foi uma experiência incrível. “Um dia muito marcante na minha caminhada acadêmica, pois ambos os locais carregam consigo muita história, uma realidade totalmente diferente da que vivemos, portanto, esse dia foi memorável e contribuiu significativamente para minha vida pessoal e profissional”, destacou.

Sobre os locais visitados

O Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso (IPF) foi fundado há mais de 90 anos, e recebe pacientes para internação, tratamento e ressocialização (indicada aos indivíduos que praticaram delitos sob influência de doença mental, e que receberam medidas de segurança, decretadas pela Justiça, seja de internação ou ambulatoriais).

O Memorial do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi fundado há mais de 140 anos, e atua como unidade para dependência química, Centro Integrado de Atenção Psicossocial – Infância e Adolescência (CIAPS), serviço de emergências psiquiátricas, Centro de Reabilitação e também como ambulatório especializado em saúde mental, com programas de atendimento para as principais patologias mentais.

 

 

Comentários