Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

31/08/2022
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam visita técnica para conhecer sistema de irrigação por pivô central

No último sábado, 27, os acadêmicos do quarto nível do curso de Agronomia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), realizaram uma visita técnica em uma propriedade rural, no município de Getúlio Vargas, para conhecer o funcionamento do pivô central fixo para a irrigação da lavoura. A atividade faz parte do planejamento de ações da disciplina Aspectos Hídricos Aplicados à Agronomia, ministrada pela professora Dra. Michele Renata Revers Meneguzzo.

Na ocasião, os estudantes conheceram a área irrigada, cerca de 22 hectares, onde tiveram a oportunidade de visualizar todo o processo, desde a captação da água até a distribuição. Também, foram esclarecidas dúvidas referente ao processo de construção, tempo de utilização, custos, vantagens e desvantagens do uso do sistema, além das culturas implantadas no local.

A irrigação por pivô é a técnica de maior uso no Brasil, apresentando alta eficiência e precisão da lâmina aplicada, se comparado a outros métodos. Além disso, o sistema alcança grandes áreas, solucionando o problema de falta de água em períodos de estiagens e, assim, garantindo maior produtividade. Segundo a professora, a visita pôde comprovar que o sistema de irrigação por pivô central é um método moderno e seguro, “ pois representa um grande avanço na agricultura, resultando em um aumento significativo da produção, melhor condição para o solo e uso racional da água”, destacou Michele.

Comentários