Castração | IDEAU Getúlio Vargas
Hospital Veterinário
Vestibular
O Hospital Veterinário disponibiliza, gratuitamente, avaliação pré-cirúrgica, com exame clínico completo do animal para verificar a possibilidade de realização do procedimento.

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional dos animais e a castração é uma das formas de  mantê-lo, evitando que os mesmos (principalmente filhotes), sejam abandonados diariamente. Além de impedir ninhadas indesejadas, a castração também traz outros benefícios para o animal e seu responsável.

O procedimento previne o aparecimento de várias doenças e mantém a guarda responsável, devendo ser assunto de interesse dos proprietários. Outro fator de extrema relevância para a realização da castração precoce em fêmeas, isto é, antes do primeiro cio, está na redução em até 95% das chances de o animal apresentar tumor de mama na fase adulta, já que é um tipo de tumor hormônio dependente (hormônio produzido pelos ovários). Nos machos, a castração previne doenças como o tumor de próstata ou de testículo.

Nos casos em que o animal esteja apto para a cirurgia, o proprietário recebe todas informações pertinentes do pré e do pós operatório, podendo decidir pela realização do procedimento.