Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

12/02/2022
Escola Básica

Uma história centenária: Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara relembra sua trajetória em Ato Solene

Guiar sonhos, potencializar conhecimentos e abrilhantar projetos de vida, esta é a missão da Escola de Educação Básica IDEAU- Santa Clara. Em 12 de fevereiro de 1922, as Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora iniciavam uma longa história no pacato município de Getúlio Vargas, com apenas 130 alunos matriculados. Hoje, a escola comemora o seu centenário, uma história que tem sido escrita unindo o passado, o presente e o futuro, tendo como marco referencial a excelência no ensino, a ética, a moral e a consciência de cidadania.

No marco dos 100 anos a escola superou expectativas, tornando-se uma referência na educação regional, recebendo mais de 500 alunos nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Cursos Técnicos. Celebrar uma data tão memorável como esta requer, primeiramente, reconhecimento a todos que fizeram e fazem parte dessa história.

Com imensa alegria e gratidão a Instituição recebeu na manhã deste sábado (12) autoridades municipais, regionais e pessoas ligadas à escola para, juntos, relembrar e comemorar essa trajetória. O Prefeito Municipal e Presidente da AMAU, Maurício Soligo, fez o uso da palavra e ressaltou a importância da iniciativa das Irmãs mesmo com as dificuldades da época. “A escola tomou corpo, formou pessoas, desenvolveu o município. Nós percebemos que as pessoas se reinventaram, se redescobriram, e que bom que hoje nós temos nesta Instituição a continuidade do trabalho. Por isso, tenho um carinho muito grande pelas Irmãs que aqui passaram, pois perceberam o importante momento de dizer que contribuíram para essa cidade e que naquele momento precisavam de pessoas que dessem a continuidade, e aqui está a escola consolidada”, comentou Soligo.

Nesse sentido, o diretor da Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara, Ivonei Fabiano Grolli, ressaltou a importância das pessoas que construíram essa história, bem como a responsabilidade em dirigir uma instituição em um ano tão emblemático. “Estar diretor de uma escola que completa 100 anos é verdadeiramente um grande privilégio. Um privilégio por que hoje podemos colher e celebrar os frutos que foram semeados e cultivados generosamente por tantas pessoas ao longo dos anos” e complementa “ esse marco nos reforça o compromisso e a responsabilidade que temos hoje de levar adiante este legado, preservando os nossos valores e as nossas raízes, aperfeiçoando aquilo que melhor responde aos anseios e as necessidades educacionais do nosso tempo”, declarou Grolli.

Por fim, o reitor da Instituição, Flávio Carlos Barro, refletiu sobre a perpetuidade da Instituição, uma realidade pouco vista no país. “ Montar uma empresa é muito fácil, agora, manter, isso sim é difícil. Nós não estávamos aqui quando tudo isso foi planejado e nem estaremos no segundo centenário, mas, esperamos conseguir deixar um terreno fértil para as gerações que logo darão continuidade, pois percebemos que a forma de termos igualdade social e boa distribuição de renda é pela educação”, finalizou Barro.

Após o uso da palavra das autoridades citadas e entre outras, aconteceu a inauguração na Capela São Francisco, um marco do cunho religioso e espiritual que a escola carrega. Este espaço foi projetado pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), Celso Antonio Allig, Welington Douglas Lemos e Rangel Marcos Kreps. Após a apresentação dos alunos, o pároco de Estação, Pe. Claudino Talaska, presidiu a bênção. As autoridades presentes também participaram do descerramento da Pedra Comemorativa.

Comentários