Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

19/11/2021
Técnico

Projeto de Interação com a Comunidade marca a retomada do público as atividades

Na manhã do último sábado, 13 de novembro, o Calçadão de Getúlio Vargas voltou a receber os estudantes do Técnico em Enfermagem do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) para mais uma edição do Projeto de Interação com a Comunidade (PICC). O trabalho, que já é considerado uma atividade tradicional para os discentes e para a comunidade, tem por objetivo levar informações pertinentes relacionados a diversos temas voltados para a prevenção e promoção da saúde em todas as faixas etárias.

Neste ano a PICC foi atípica, considerando que ainda se vive uma pandemia, mas com a flexibilização de algumas atividades e a redução de casos, foi possível realizar um grande evento, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19. “ Convidamos toda comunidade para participar, respeitando a decisão de vir ou não. Estiverem conosco em torno de 300 pessoas, um número reduzido em relação a outros anos, porém satisfatório para a situação em que estamos vivendo. Alguns munícipes que sempre se fizeram presentes nos anos anteriores, nesse, deram uma passada rápida ‘para matar a saudade’”, comenta a coordenadora do curso Andressa Baratto.

Durante a manhã várias ações foram desenvolvidas pelos estudantes, uma forma prática de vivenciar as possíveis áreas de atuação e, em contrapartida, a população receber atendimento qualificado e gratuito. A Fernanda Timóteo, do segundo semestre, por exemplo, desenvolveu junto com o seu grupo um projeto de orientação aos idosos quanto à armazenagem de medicamentos. “A maioria das pessoas, os idosos principalmente, tem por costume colocar em cima da geladeira ou freezer (remédios), pegando sol ou umidade, condições que não são corretas. Então, produzimos uma caixinha de armazenamento, onde está escrito o horário da manhã, meio-dia e noite, e também símbolos para aqueles que não sabem ler, e assim, facilitar a identificação e os cuidados. Elas são separadas em três compartimentos e podem ser facilmente levadas num posto para as enfermeiras orientarem”, explica Timóteo.

Outras ações desenvolvidas abordaram temas como diabetes e hipertensão, onde foi realizada a verificação da pressão arterial e hemoglicoteste, bem-estar do idoso, com teste da memória, testes de acuidade visual, saúde do homem e da mulher, saúde bucal, importância das vacinas e direito dos idosos. “Cerca de 90% do nosso curso é prática, e hoje estamos realizando mais uma dessas experiências. Está sendo espetacular o trabalho realizado com a população que está voltando para a rua novamente, poder se comunicar com esse público está sendo muito bom”, comenta a estudante Camila Casanova Antonioli.

 

Comentários