Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

04/03/2020

Fisioterapia realiza aula prática de Equoterapia

           Com a disciplina de Fisioterapia Neurofuncional, os alunos do 7° semestre de Fisioterapia da UNIDEAU, realizaram na última terça-feira (03), uma aula prática sobre Equoterapia na Fazenda Escola da Instituição. A aula foi ministrada pelo professor convidado Lissandro Strzelecki Berndsen, educador Físico e profissional de Equitação e Equoterapia há 20 anos.

Inicialmente os alunos receberam orientações teóricas e posteriormente realizaram a aplicabilidade prática com os equinos. Assim puderam provar as sensações que os pacientes do método experimentam, como o controle motor postural, o equilíbrio e a coordenação harmônica dos movimentos do paciente com os do animal durante a realizada de exercícios físicos, unindo o conhecimento teórico com a prática.

         A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Essa modalidade terapêutica serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais e auxilia para que os praticantes se tornem mais sociáveis, facilitando o processo de integração e promovendo o bem-estar. O princípio do método é que a andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, servindo de estímulo neurossensorial para o praticante.

Comentários